Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

Legalidade de cobrança de valores para diagnóstico de defeito

Caros,


Venho aqui pedir, por gentileza, ajuda de vocês, em razão de uma situação ocorrida junto a uma Iplace. Tenho um Macbook Pro Retina 13' (2015-Mid), e já tive que levá-lo duas vezes à assistência técnica para a troca da tela retina, pois há um defeito crônico na película antirreflexo. Nessas duas vezes, não foi cobrado nenhum valor, seja para diagnóstico do problema, seja para a troca da tela.


No sábado da semana passada (11/05/2019), estava utilizando o mac normalmente e desliguei por um período de uma hora (o computador ficou parado). Após chegar em casa, liguei novamente o Mac e, de forma surpreendente, o teclado integrado e o trackpad pararam de funcionar.


Buscando soluções nesta comunidade, verifiquei que algumas pessoas passaram, senão pelo mesmo problema, por algo parecido. Portanto, realizei todos os tipos de testes e diagnósticos possíveis, tais como: i) a inicialização para diagnóstico de Hardware (pressionando a tecla D), cujo resultado foi de que não havia nenhum problema; ii) redefinir o SMS; iii) redefinir a NVRAM ou a PRAM. Mesmo assim, o problema persistiu.


Verifiquei que neste blog (http://blog.ihelpu.com.br/macbook-pro-teclado-e-trackpad-nao-funcionam-no-modelo-a1502/) há a exata descrição do problema.


Sendo assim, levei em uma autorizada da apple e, para minha surpresa, foi cobrado o exorbitante valor de R$ 199,00 apenas para eles realizarem um diagnóstico/orçamento do problema. Ou seja, eventual necessidade de troca de peça será efetuada nova cobrança.


Questiono: tratando-se claramente de um vício oculto e de um simples diagnóstico/orçamento para eventual reparo da máquina, esse valor cobrado é permitido? (isto é, a Apple adota esse método em todos os casos que estão fora da garantia?)


Muito obrigado e agradeceria o auxílio desta comunidade,


Felipe Caldeira

MacBook Pro 13", macOS 10.14

Publicado em 16/05/2019 20:15

Responder
Pergunta marcada como Melhor resposta

Publicado em 17/05/2019 11:59

Olá Felipecaldeira2, tudo bem?


Entendi sua questão referente a cobrança da Iplace, para diagnosticar o problema, visto que o seu MacBook nao está mais em garantia, sei que gera uma grande insatisfação quanto a isso, mas é uma prática comum de lojas autorizadas cobrarem pelo período de tempo desprendido para análise do dispositivo, caso o reparo não vá ser realizado na loja, ou seja o cliente opte por retirar o produto sem realizar o reparo, não estou dizendo que seja o seu caso, devido o técnico ter dedicado tempo a análise do seu macbook e tudo mais.

Geralmente a taxa não é cobrada quando o reparo vai ser realizado.

Eu não concordo com isso, mas entendo por também ser técnico e saber o tempo e cuidado dedicado á abertura e análise de um dispositivo apple, ou até mesmo outros dispositivos. Sem falar na responsabilidade que se deve ter ao fazer a abertura e montagem e desmontagem de um dispositivo.

Também acho que poderia ser gratuito, mas infelizmente isso não ocorre.


Espero ter ajudado

dúvidas, estamos aqui para ajudar

jailtonMM


Perguntas semelhantes

2 respostas
Pergunta marcada como Melhor resposta

17/05/2019 11:59 em resposta a Felipecaldeira2

Olá Felipecaldeira2, tudo bem?


Entendi sua questão referente a cobrança da Iplace, para diagnosticar o problema, visto que o seu MacBook nao está mais em garantia, sei que gera uma grande insatisfação quanto a isso, mas é uma prática comum de lojas autorizadas cobrarem pelo período de tempo desprendido para análise do dispositivo, caso o reparo não vá ser realizado na loja, ou seja o cliente opte por retirar o produto sem realizar o reparo, não estou dizendo que seja o seu caso, devido o técnico ter dedicado tempo a análise do seu macbook e tudo mais.

Geralmente a taxa não é cobrada quando o reparo vai ser realizado.

Eu não concordo com isso, mas entendo por também ser técnico e saber o tempo e cuidado dedicado á abertura e análise de um dispositivo apple, ou até mesmo outros dispositivos. Sem falar na responsabilidade que se deve ter ao fazer a abertura e montagem e desmontagem de um dispositivo.

Também acho que poderia ser gratuito, mas infelizmente isso não ocorre.


Espero ter ajudado

dúvidas, estamos aqui para ajudar

jailtonMM


Legalidade de cobrança de valores para diagnóstico de defeito

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.