iMac 2019 lento devagar engasgando travando

iMac 4K 2019 21,5 i5 3 GHz 16 GB RAM Fusion Drive 1 TB - mais lento que a lentidão, mais lerdo que a lerdeza. State of the art?

Vejo que não sou o único trouxa a ter caído no engodo da Apple pós-Jobs, que vende iMacs topo de linha com HDs incompatíveis. Algo como uma Ferrari com rodas aro 13”...

Resolvi investir num foguete pra substituir meu antigo iMac 2014 de entrada, que andava capengando. Aceitei sugestão de investir uma pequena fortuna numa máquina nova topo de linha. Estado da arte. Pra esquecer esse pé de boi. “State of the art”, they said. “Pra durar 10 anos.” Embora tenha ouvido a falácia dos 10 anos antes de comprar a 1ª máquina, aquela era a mais basiquinha. “Esta não! Nave! I believe I can fly”, pensei cantando.

Chegou a nova nave e levantei o back up da pobre coitada do ano do 7x1. Engasgou mais que a zaga do Mestre do Penta em pleno Mineirão. “Tem bug no HD, só pode.”

Formatei o HD e instalei o Mojave do zero. Não levantei o backup; comecei a máquina do zero, já que todos meus dados estão na nuvem. “Assim não vem nenhuma ziczira”, pensei com autoindulgência otimista.

Instalei: Office 365, Google Drive file stream, Parallels, Acrobat Pro, Spotify, WhatsApp, Firefox, Chrome, Microsoft Meeting, drives da HP e teclado Microsoft. No parallels, máquina virtual Windows 7 apenas para rodar software do escritório e certificados digitais para os ambientes de Tribunais e Receita Federal. Mais. Absolutamente. Nadica. De. Nada. Ah... e minha preciosa biblioteca do iTunes que alimento desde 2004, quando comprei meu primeiro iPod. Minha primeira maçã. Que não consegui abastecer a partir de um PC. Que me fez avançar madrugada adentro num Mac emprestado pra conseguir abastecer de músicas antes de viajar para o Réveillon. Que FRITOU enquanto escutava música já no avião na ida a Salvador e me deixou na mão nas férias...

Digressões à parte, me encontro frustado porque comprei avião a preço de estação lunar e levei carroça. Aquele carrossel colorido do capeta a toda hora vem me lembrar de como sou trouxa. De como perco tempo com coisas que deveriam me fazer ganhar mais tempo.

Desde então invoquei um técnico experiente em MacOS. Atende diversos montadores de audiovisual. Verdadeiros hard users. Sou criança jogando Poker entre adultos se comparado a eles no universo Mac. “Esse cabra vai resolver”, pensei. “E, finalmente, vou decolar.” Depois de todos “command + R” da vida e monitoramento de atividades, o veredito: “não sei o que está havendo, mas tua máquina não está ‘lisa’; engasga demais até para iniciar, não faz sentido.” E recomendou colocar memória SSD. 8 x 1.

Acionei o Apple Care, através do suporte, e abri um chamado. O *****, muito solícito, lamentou meu problema com uma “máquina estupenda”. Agradeci como um palmeirense quando ouve a infame “piada” do mundial. E agradeci de verdade quando disse que enviaria as “soluções” por e-mail. 9 x 1.

Fiz todos os procedimentos e só perdi mais tempo. Acionei novamente o suporte reabrindo meu caso. Depois de tentar ser contatado por telefone em algumas oportunidades e a linha cair, consegui ser atendido e expliquei pacientemente meu calvário, antes de ouvir para esperar em linha para a tomada dos conselhos do suporte sênior. A suporte sênior desceu de seu andor sacrossanto, provavelmente trajando jeans e camiseta preta tal qual INRI Jim Jobs, e disse que eu deveria levar meu computador a uma assistência e deixar por lá até que descubram o que há com a Ferrari. Perguntei, noutras palavras, se mandariam o guincho para buscar e se me deixariam com o carro reserva, já que o taxista aqui depende do carro para trabalhar. Diante do enfadonho e irônico risinho cinicamente contido do outro lado da linha, o Exu Zé Pequeno chegou e, através de mim, disse algumas verdades à impávida suporte sênior. Mesmo assim, 10 x 1.

Em desespero, contatei o excelente fornecedor da “nave”, que me sugeriu instalar armazenamento SSD, “que certamente vai resolver meu problema”.

*****, Apple? Vários clientes, muitos fiéis seguidores de Steve Jones, relatam o mesmo problema de ABSURDA lentidão nos iMacs graças ao HD, fazem GAMBIARRAS para desativar o HD interno para, somente então, conseguirem usufruir de suas iMáquinas através de um SSD EXTERNO? E você continua ENGANANDO seus consumidores?

Nunca vi uma virada com um placas tão adverso, mas não significa que não seja impossível...

[Editado pelo Moderador]

Publicado em 26/09/2019 21:43

Responder

Perguntas semelhantes

1 resposta

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

iMac 2019 lento devagar engasgando travando

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.