Dúvidas sobre a restauração do iPhone

Olá a todos, eu tenho um iPhone 6s 128 GB e gostaria de tirar algumas dúvidas que tenho a respeito da restauração do iPhone usando um backup do iCloud. Na verdade, há alguns problemas que tenho enfrentado sempre que preciso usar a restauração do iPhone e gostaria que vocês me ajudassem a tentar resolvê-los.

Para começar, outro dia precisei fazer uma restauração do iPhone, então formatei o iPhone e escolhi restaurar de um backup do iCloud. Até aí, tudo certo, mas quando voltei para conferir se estava tudo certo depois de bastante tempo que havia deixado ele restaurando tudo, percebi que em Ajustes > Geral, havia muito mais espaço disponível do que deveria ter, e a restauração completa já tinha sido concluída. Então, descobri que o motivo era que quase todas as minhas fotos e vídeos estavam otimizadas no iPhone, ou seja, continuavam no iCloud, mas o iPhone estava usando uma versão menor, de baixa qualidade, mesmo com a opção de manter os originais no iPhone ativada. Sempre que eu clicava em uma foto aparecia uma bolinha, mostrando que ela estava carregando para mostrar a versão original.

Eu decidi restaurar o iPhone novamente, usando o mesmo backup do iCloud, mas dessa vez eu deixei ele quase um dia inteiro na tomada e sem mexer nele. Quando voltei, depois de muitas horas, aí sim estava tudo normal, com o iPhone armazenando todas as minhas fotos e vídeos em qualidade original e com mais ou menos o mesmo espaço disponível que havia antes de restaurar o aparelho.

Porém, agora sempre que tenho que restaurar o aparelho isso acontece: eu tenho que deixar o iPhone horas e horas parado, sem mexer, para depois ver que ele terminou de restaurar tudo certo e por completo. Alguém sabe me dizer por que isso está acontecendo e se tem como eu consertar isso?

Outra coisa é que na última restauração que eu fiz, deixei ele horas sem mexer e quando fui verificar, parecia estar tudo certo com meus aplicativos e minhas fotos/vídeos da galeria, mas clicando em Geral > Ajustes, está dizendo que o iPhone está com 31,78 GB disponíveis, enquanto antes da restauração ele estava com cerca de 21,02 GB disponíveis. Não entendo o que está acontecendo, como ele pode estar com mais espaço livre se eu não coloquei nenhum aplicativo ou foto/vídeo novo desde o último backup, pelo contrário, eu restaurei para conseguir recuperar os dados de um aplicativo que eu havia excluído acidentalmente?

Será que restaurar demais o iPhone estraga o aparelho? Alguém sabe se tem algum problema em usar muito a restauração do iPhone? Muitas vezes eu acabo deletando um aplicativo ou jogo que depois eu me arrependo, e apago todo o iPhone e o restauro usando o iCloud para recuperar os dados que foram perdidos.

Desculpem pelo longo texto, mas tentei explicar em detalhes o meu problema e minhas dúvidas para que assim vocês possam entender e tentar me ajudar. Qualquer ajuda é bem-vinda!

Obrigado

iPhone 6s

Publicado em 6/12/2019 05:56

Responder

Perguntas semelhantes

4 respostas

6/12/2019 16:24 em resposta a RafaVicari

Obrigado pela ajuda, RafaVicar, porém acredito que você não entendeu alguns pontos do problema que relatei, por isso irei tentar ser mais claro, usando de base as explicações separadas numericamente que você colocou em sua resposta.

1 - Eu já havia lido sobre a função Otimizar Fotos do iPhone, então entendia mais ou menos como ela funciona. Mas, ainda não sei exatamente como ela funciona. Por exemplo, quando eu abro uma foto com essa opção ativada, o iPhone automaticamente carrega ela para a resolução normal, que está armazenada no iCloud. Mas, ao fechar a foto ela volta para a baixa resolução (otimizada) e precisará ser carregada novamente se eu voltar a abri-la, ou ficará com a resolução normal, mesmo sem estar aberta?

2 - Sim, eu também já sabia que indo em Ajustes > ID Apple > iCloud > Backup do iCloud era possível ver o quanto faltava para a restauração ser concluída. Porém, isso não mostra no tempo (para mim pelo menos não) que falta para terminar, e sim a quantidade de dados que falta ser restaurada. Outro problema que enfrento e esqueci de comentar, é que sempre que preciso restaurar o iPhone e deixo ele ligado na tomada enquanto restaura, quando clico em Backup do iCloud para ver quantos dados faltam para serem restaurados, aparece a seguinte mensagem: "A restauração está em pausa e será retomada quando o iPhone esfriar". Mas, mesmo assim, embaixo dessa mensagem aparece a mensagem dizendo "Restaurando" e mostrando quantos dados faltam serem restaurados. Eu já fiz o teste e ele restaura do mesmo jeito, mesmo com a mensagem dizendo que está em pausa, mas leva mais tempo do que se eu tirar o iPhone da tomada e deixá-lo esfriar um pouco. Pesquisei na internet mas não encontrei mais ninguém com o mesmo problema que eu. O que pode ser? Pode ser problema do iPhone, da bateria, ou essa mensagem é normal e eu não devo me preocupar?

3 - Acredito que a divergência no tamanho não seja por conta dos apps, pois em outras restauração, e nesta última restauração que fiz também, o tempo decorrido entre o último backup e a restauração foi muito curto, às vezes menos de um dia. Antes da última restauração que fiz, meu iPhone estava com cerca de 21,02 GB disponíveis (eu sei porque eu anotei antes de restaurar), e depois que a restauração havia terminado, ele estava com 31,78 GB disponíveis, que é mais ou menos o valor que está neste exato momento. Como ele "ganhou" mais de 10 GB do nada? Todos os meus aplicativos estão como estavam antes, também não há nenhuma foto faltando, então de onde surgiu esse espaço extra? Pode parecer que estou reclamando de barriga cheia, afinal, eu "ganhei" mais espaço no meu celular, porém estou desconfiado de que a restauração não foi totalmente bem sucedida e eu estou perdendo alguma coisa que eu não sei exatamente o que é. Por exemplo, todas as minhas fotos e vídeos estão na galeria, mas como são muitas, fica praticamente impossível verificar abrindo uma por uma para saber se todas estão no formato original (como eu quero) ou se algumas estão com a resolução baixa armazenada no iPhone (como eu NÃO quero). Pode parecer improvável que isso aconteça, mas já aconteceu, quando fui verificar as minhas fotos uma vez depois de restaurar o iPhone, e as mais recentes estavam normais, mas as mais antigas estavam com a resolução menor (aparecia a bolinha de carregamento quando abria a foto). Não sei o que fazer agora, será que é melhor restaurar o iPhone novamente, usando o mesmo backup mas deixando ele mais tempo "parado"?

4 - Entendi, é que eu achei que usando demasiadamente a função de apagar o iPhone, depois restaurar, não ficar feliz com a restauração, apagar o iPhone novamente, restaurar usando outro backup etc., ou então restaurar muitas vezes em um curto espaço de tempo, era prejudicial ao aparelho. Eu também sempre achei que isso não estragava o aparelho, por isso não me importava de restaurar sempre que achasse necessário, mas como isso meio que se tornou um "hábito", eu passei a desconfiar que isso pudesse ser prejudicial ao aparelho de alguma forma. A restauração, mesmo que excessiva, não é prejudica o aparelho?

Novamente, peço desculpas pelo longo texto. Espero que você ou algum outro membro do fórum consiga me ajudar com os problemas e as dúvidas que descrevi. Obrigado por tudo!

Abraços

6/12/2019 16:36 em resposta a thiago_roska

Obrigado pela ajuda, RafaVicar, porém acredito que você não entendeu alguns pontos do problema que relatei, por isso irei tentar ser mais claro, usando de base as explicações separadas numericamente que você colocou em sua resposta.

1 - Eu já havia lido sobre a função Otimizar Fotos do iPhone, então entendia mais ou menos como ela funciona. Mas, ainda não sei exatamente como ela funciona. Por exemplo, quando eu abro uma foto com essa opção ativada, o iPhone automaticamente carrega ela para a resolução normal, que está armazenada no iCloud. Mas, ao fechar a foto ela volta para a baixa resolução (otimizada) e precisará ser carregada novamente se eu voltar a abri-la, ou ficará com a resolução normal, mesmo sem estar aberta?

2 - Sim, eu também já sabia que indo em Ajustes > ID Apple > iCloud > Backup do iCloud era possível ver o quanto faltava para a restauração ser concluída. Porém, isso não mostra no tempo (para mim pelo menos não) que falta para terminar, e sim a quantidade de dados que falta ser restaurada. Outro problema que enfrento e esqueci de comentar, é que sempre que preciso restaurar o iPhone e deixo ele ligado na tomada enquanto restaura, quando clico em Backup do iCloud para ver quantos dados faltam para serem restaurados, aparece a seguinte mensagem: "A restauração está em pausa e será retomada quando o iPhone esfriar". Mas, mesmo assim, embaixo dessa mensagem aparece a mensagem dizendo "Restaurando" e mostrando quantos dados faltam serem restaurados. Eu já fiz o teste e ele restaura do mesmo jeito, mesmo com a mensagem dizendo que está em pausa, mas leva mais tempo do que se eu tirar o iPhone da tomada e deixá-lo esfriar um pouco. Pesquisei na internet mas não encontrei mais ninguém com o mesmo problema que eu. O que pode ser? Pode ser problema do iPhone, da bateria, ou essa mensagem é normal e eu não devo me preocupar?

3 - Acredito que a divergência no tamanho não seja por conta dos apps, pois em outras restauração, e nesta última restauração que fiz também, o tempo decorrido entre o último backup e a restauração foi muito curto, às vezes menos de um dia. Antes da última restauração que fiz, meu iPhone estava com cerca de 21,02 GB disponíveis (eu sei porque eu anotei antes de restaurar), e depois que a restauração havia terminado, ele estava com 31,78 GB disponíveis, que é mais ou menos o valor que está neste exato momento. Como ele "ganhou" mais de 10 GB do nada? Todos os meus aplicativos estão como estavam antes, também não há nenhuma foto faltando, então de onde surgiu esse espaço extra? Pode parecer que estou reclamando de barriga cheia, afinal, eu "ganhei" mais espaço no meu celular, porém estou desconfiado de que a restauração não foi totalmente bem sucedida e eu estou perdendo alguma coisa que eu não sei exatamente o que é. Por exemplo, todas as minhas fotos e vídeos estão na galeria, mas como são muitas, fica praticamente impossível verificar abrindo uma por uma para saber se todas estão no formato original (como eu quero) ou se algumas estão com a resolução baixa armazenada no iPhone (como eu NÃO quero). Pode parecer improvável que isso aconteça, mas já aconteceu, quando fui verificar as minhas fotos uma vez depois de restaurar o iPhone, e as mais recentes estavam normais, mas as mais antigas estavam com a resolução menor (aparecia a bolinha de carregamento quando abria a foto). Não sei o que fazer agora, será que é melhor restaurar o iPhone novamente, usando o mesmo backup mas deixando ele mais tempo "parado"?

4 - Entendi, é que eu achei que usando demasiadamente a função de apagar o iPhone, depois restaurar, não ficar feliz com a restauração, apagar o iPhone novamente, restaurar usando outro backup etc., ou então restaurar muitas vezes em um curto espaço de tempo, era prejudicial ao aparelho. Eu também sempre achei que isso não estragava o aparelho, por isso não me importava de restaurar sempre que achasse necessário, mas como isso meio que se tornou um "hábito", eu passei a desconfiar que isso pudesse ser prejudicial ao aparelho de alguma forma. A restauração, mesmo que excessiva, não é prejudica o aparelho?

Novamente, peço desculpas pelo longo texto. Espero que você ou algum outro membro do fórum consiga me ajudar com os problemas e as dúvidas que descrevi. Obrigado por tudo!

Abraços

11/12/2019 12:56 em resposta a thiago_roska

Volto ao tópico depois de quatro dias ausente e vejo que ninguém respondeu meu último post (que saiu duplicado sem querer). :(

Mas agora, estou com outro problema mais grave: tive que restaurar o iPhone novamente, mas quando coloquei o ID Apple e a senha, o aparelho ficou travado na mensagem: "A configuração do ID Apple pode levar alguns minutos..." e não sai disso. Já faz mais de duas horas que coloquei o iPhone para restaurar e não sai dessa tela. O que eu faço? Será que não vou conseguir restaurar, ou perderei meus backups do iCloud? Alguém saberia me ajudar, estou desesperado...

Obrigado

6/12/2019 07:10 em resposta a thiago_roska

Boa tarde

Vamos lá

1 Otimizar fotos é uma opção que você descreveu exatamente, as fotos ficam no icloud e precisa de uma conexão com a internet para abrir a foto na resolução normal dela.

2 A questão de deixa o iPhone "parado" é porque ele restaurar uma parte dos seus dados o suficiente para que você possa iniciar o aparelho e começar a usar ele, quando restaurar um backup do iCloud e for em Ajustes > Apple ID > iCloud > Backup do iCloud verá que aparece escrito restaurando backup e o tempo restante para trazer todos os seus dados para o iPhone, e isso depende exclusivamente da sua rede Wifi

3 na questão do tamanho divergente eu imagino que seja até por conta do download dos apps serem as versões mais recentes e talvez de um tamanho maior de quando foi feito o backup, mas isso é uma suposição.

4 Restaurar o Iphone Não danifica o aparelho de maneira alguma , na realidade ele serve como uma forma de excluir um problema de software se você configurar como um novo iPhone e não restaurar backup pra ele. Pois o backup salva tudo, inclusive erros do iOS

Abraço

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Dúvidas sobre a restauração do iPhone

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.