Sim já fiz isso dezenas de vezes.
e tenho certeza plena absolutamente de que não há nenhum defeito físico em hardware, porque exatamente antes de aparecer a opção para atualizar para o Mac OS Catalina meu MacBook estava 100% funcional e eu usando normalmente, exatamente até as 18:00 horas de ontem dia 07/12/2019.
somente ao início da atualização que parecia normal mais na metade emitiu mensagem de erro informando não ser possível continuar devido a falhas de acesso aos servidores e serviços da Apple solicitando terminar mais tarde ou abortar.
entao abortei e o MacBook reiniciou ao retornar já apareceu esse erro e aí até o momento mesmo fazendo todas as dezenas de dicas e instruções direta do fabricante Apple nenhuma delas funcionou.
chego a pensar que de fato (é uma manobra deles em bloquear os servidores de internet para não autorizar a recuperação online para obrigar o cliente a ter gastos absurdos para ir até uma loja da Apple Store (Brasil somente duas, 01 em SP capital Morumbi e 01 no Rio de Janeiro na em shopping elitizado na Barra zona nobre do Rio.
e 99% das lojas autorizadas da Apple que tinha no Brasil e também a loja iplace ao entrar em contato afirma que não mais faz as manutenções em Mac, iPad, iPod, somente fazem em iPhones.
e nas lojas terceirizadas (lojinhas) que se dizem ter conhecimento técnico para fazer manutenção em Mac.
eu não confio e nem tenho coragem de levar meu MacBook.
porque tenho 100% de certeza de que o que eles vão fazer se forem honestos será o mesmo que eu farei (usar o boot no pen driver) claro se eu tivesse.
mas se for uma (lojinha) desonesta, vai que eles mexam e abram meu Mac pra trocar peças e etc... tem umas lojas aí duvidosas.
[Editado pelo Moderador]