Macbook Air (2017) só liga após esgotamento total da bateria
Há algum tempo meu dispositivo começou, algumas vezes, a apresentar muita demora para voltar da suspensão. Certa vez quando isso ocorreu, o notebook acusou uma falha no processo "SleepWake". Cerca de 2 dias após este erro iniciar chegou a suspensão fatídica por assim dizer. Fechei a tampa como de costume para suspender o dispositivo e após levantá-la novamente ele não deu mais sinal de vida, ficando completamente escuro, sem sinais sonoros, de ventoinha, de teclado ou da traseira - morte total. Primeira providência tomada foi a tentativa de redefinição do SMC, o que não surtiu nenhum efeito. Como já esperado também foi tentado pressionar o botão power por um tempo considerável, também sem efeito. Curiosamente, em uma das tentativas ouvi que a ventoinha começou a operar em velocidade máxima (além disso não houve nenhum outro sinal de funcionamento do notebook) por alguns segundos até parar completamente de novo.
Visto o contexto atual da pandemia de covid-19, estou impedido de levar o computador em uma assistência técnica uma vez que não há nenhuma disponível em minha cidade.
Passado um mês, tentei novamente ligar o dispositivo. Dado todo este tempo, a bateria já havia se esgotado completamente e a máquina ligou normalmente. Não apresentou nenhuma falha aparente até então: velocidade ok, iluminações ok, ventoinha ok, aquecimento ok, etc, etc. Resumindo, em primeira vista funcionando perfeitamente. A partir do relatório de erros identifiquei que a falha havia sido causada novamente pelo processo "SleepWake" de modo que decidi que a melhor solução seria reinstalar o sistema operacional. Então lá vamos nós: como de praxe, reiniciar o dispositivo para ao acionamento pressionar cmd+R e prosseguir com os trâmites de formatação, etc, etc. Clicado em reiniciar, surpresa. O computador tornou a apresentar-se completamente sem sinal de vida - não reiniciou e novamente não ligava mais. Prosseguindo com minha tese de tratar-se de uma questão de software, novamente aguardei a bateria "secar" para ligar o dispositivo, dessa vez já pressionando cmd+R. E sim, sucesso nesta primeira parte. O dispositivo apresentou todos os sinais de funcionamento e o utilitário abriu normalmente. Formatei os discos para liberação de espaço, como solicitado pelo sistema e lá vamos nós, finalmente "Reinstalar o macOS", disco selecionado, "Instalar". Neste momento admito que fui acometido por uma sensação de alívio visto que ao meu ver, redefinindo a máquina estaria tudo resolvido porém comecei a achar a demora para instalação muito preocupante. Iniciando com a estimativa de 23 minutos, o sistema logo foi aumentando para 5 horas... 19 horas e aumentando. Diga-se de passagem a conexão wifi está ok e com boa velocidade. Optei por cancelar a instalação para retomá-la dessa através do atalho shift+opt+cmd+R - medidas drásticas para situações drásticas haha - e para isso forcei o desligamento pressionando o botão Power até o desacionamento e logo após adivinhem: nada de ligar novamente. Deste modo meu próximo passo será aguardar novamente a bateria esgotar (o que por sinal nem é recomendado, naturalmente) para tentar reinstalar o sistema original do dispositivo, que se não me falha a memória era o High Sierra.
Novamente reitero, dada a conjuntura atual da pandemia, estou completamente impedido de visitar a cidade mais próxima para levar em uma especializada.
MacBook Air 13", macOS 10.15