Macbook Air (2017) só liga após esgotamento total da bateria

Há algum tempo meu dispositivo começou, algumas vezes, a apresentar muita demora para voltar da suspensão. Certa vez quando isso ocorreu, o notebook acusou uma falha no processo "SleepWake". Cerca de 2 dias após este erro iniciar chegou a suspensão fatídica por assim dizer. Fechei a tampa como de costume para suspender o dispositivo e após levantá-la novamente ele não deu mais sinal de vida, ficando completamente escuro, sem sinais sonoros, de ventoinha, de teclado ou da traseira - morte total. Primeira providência tomada foi a tentativa de redefinição do SMC, o que não surtiu nenhum efeito. Como já esperado também foi tentado pressionar o botão power por um tempo considerável, também sem efeito. Curiosamente, em uma das tentativas ouvi que a ventoinha começou a operar em velocidade máxima (além disso não houve nenhum outro sinal de funcionamento do notebook) por alguns segundos até parar completamente de novo.

Visto o contexto atual da pandemia de covid-19, estou impedido de levar o computador em uma assistência técnica uma vez que não há nenhuma disponível em minha cidade.

Passado um mês, tentei novamente ligar o dispositivo. Dado todo este tempo, a bateria já havia se esgotado completamente e a máquina ligou normalmente. Não apresentou nenhuma falha aparente até então: velocidade ok, iluminações ok, ventoinha ok, aquecimento ok, etc, etc. Resumindo, em primeira vista funcionando perfeitamente. A partir do relatório de erros identifiquei que a falha havia sido causada novamente pelo processo "SleepWake" de modo que decidi que a melhor solução seria reinstalar o sistema operacional. Então lá vamos nós: como de praxe, reiniciar o dispositivo para ao acionamento pressionar cmd+R e prosseguir com os trâmites de formatação, etc, etc. Clicado em reiniciar, surpresa. O computador tornou a apresentar-se completamente sem sinal de vida - não reiniciou e novamente não ligava mais. Prosseguindo com minha tese de tratar-se de uma questão de software, novamente aguardei a bateria "secar" para ligar o dispositivo, dessa vez já pressionando cmd+R. E sim, sucesso nesta primeira parte. O dispositivo apresentou todos os sinais de funcionamento e o utilitário abriu normalmente. Formatei os discos para liberação de espaço, como solicitado pelo sistema e lá vamos nós, finalmente "Reinstalar o macOS", disco selecionado, "Instalar". Neste momento admito que fui acometido por uma sensação de alívio visto que ao meu ver, redefinindo a máquina estaria tudo resolvido porém comecei a achar a demora para instalação muito preocupante. Iniciando com a estimativa de 23 minutos, o sistema logo foi aumentando para 5 horas... 19 horas e aumentando. Diga-se de passagem a conexão wifi está ok e com boa velocidade. Optei por cancelar a instalação para retomá-la dessa através do atalho shift+opt+cmd+R - medidas drásticas para situações drásticas haha - e para isso forcei o desligamento pressionando o botão Power até o desacionamento e logo após adivinhem: nada de ligar novamente. Deste modo meu próximo passo será aguardar novamente a bateria esgotar (o que por sinal nem é recomendado, naturalmente) para tentar reinstalar o sistema original do dispositivo, que se não me falha a memória era o High Sierra.

Novamente reitero, dada a conjuntura atual da pandemia, estou completamente impedido de visitar a cidade mais próxima para levar em uma especializada.

MacBook Air 13", macOS 10.15

Publicado em 23/04/2020 09:30

Responder

Perguntas semelhantes

1 resposta

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Macbook Air (2017) só liga após esgotamento total da bateria

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.