Retenção de imagem (persistência, imagem fantasma, ghosting) em iMac 5k (27 pol.) final 2015
Tenho um iMac 5k (final 2015), chipset de vídeo AMD Radeon R9 M390 2 GB, e recentemente comecei a perceber a tal da retenção de imagens (ou imagens fantasmas, ghosting, etc.). Liguei no suporte e segui as sugestões: redefini a NVRAM e rodei o protetor de tela por uns 20 minutos. Mesmo assim o problema persiste. Curiosamente esta retenção de imagem acontece apenas nas bordas da tela toda, que fica mais aparente quando em tela cheia escura. Em tela cheia branca/clara percebi que fica levemente avermelhada/rosada nas bordas da tela.
Alguem passou por isso?
Na página de suporte da Apple diz que "esse comportamento é normal em telas IPS, e a imagem remanescente desaparece com o tempo". Mas não é o que está ocorrendo. Apenas é amenizado, mas sempre fica marcado nas bordas com imagem fantasma de algum app que estou usando recente (tipo por alguns minutos).
Estou desapontado, pois em pouco mais de 2 anos de uso em um computador que custou mais de 12 mil reais já é o segundo problema relacionado a vídeo que estou tendo sem nenhuma solução a não ser trocar a placa mãe inteira e, nesse novo caso, pelo visto terá que trocar a tela também, com valores que quase aproximam do valor pago neste computador (placa mãe + tela).