Retenção de imagem (persistência, imagem fantasma, ghosting) em iMac 5k (27 pol.) final 2015

Tenho um iMac 5k (final 2015), chipset de vídeo AMD Radeon R9 M390 2 GB, e recentemente comecei a perceber a tal da retenção de imagens (ou imagens fantasmas, ghosting, etc.). Liguei no suporte e segui as sugestões: redefini a NVRAM e rodei o protetor de tela por uns 20 minutos. Mesmo assim o problema persiste. Curiosamente esta retenção de imagem acontece apenas nas bordas da tela toda, que fica mais aparente quando em tela cheia escura. Em tela cheia branca/clara percebi que fica levemente avermelhada/rosada nas bordas da tela.

Alguem passou por isso?

Na página de suporte da Apple diz que "esse comportamento é normal em telas IPS, e a imagem remanescente desaparece com o tempo". Mas não é o que está ocorrendo. Apenas é amenizado, mas sempre fica marcado nas bordas com imagem fantasma de algum app que estou usando recente (tipo por alguns minutos).

Estou desapontado, pois em pouco mais de 2 anos de uso em um computador que custou mais de 12 mil reais já é o segundo problema relacionado a vídeo que estou tendo sem nenhuma solução a não ser trocar a placa mãe inteira e, nesse novo caso, pelo visto terá que trocar a tela também, com valores que quase aproximam do valor pago neste computador (placa mãe + tela).

Publicado em 8/05/2020 09:23

Responder

Perguntas semelhantes

2 respostas

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Retenção de imagem (persistência, imagem fantasma, ghosting) em iMac 5k (27 pol.) final 2015

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.