Espaço fantasma no armazenamento de Fotos no iCloud
Olá, sou proprietário de um iPhone XR e recentemente assinei o plano de 50GB do iCloud para guardar minhas fotos na nuvem e ter acesso facilmente a elas de todos os lugares. No entanto, tenho notado um comportamento estranho nos dados de armazenamento das minhas fotos no serviço da maçã, que me diz ter no momento 24,1GB, isso porque eu só tenho 300 fotos (10 Live Photos) e 107 vídeos curtos em resolução Full Hd 30fps.
Desconfiado do jeito que sou, acessei o iCloud web e de lá baixei todas minhas fotos e vídeos salvas para tirar a limpo está história, afinal como 300 fotos e 107 vídeos curtos podem ocupar 24,1GB?! Após o término do download vem a surpresa, todo o conteúdo pesava 12,4GB, algo coerente com a quantidade de arquivos. Diante dos fatos vem minha indagação, o que são esses 11.7GB fantasmas que estão ocupando espaço das fotos no meu iCloud? Sequer tenho conteúdo na minha lixeira. Para priorar a situação isto vem impacto também no armazenamento interno do meu iPhone, que diz ocupar 26.03GB em Fotos
Figura 01 - Armazenamento real das minhas fotos salvas no iCloud
Figura 02 - Armazenamento de "Fotos" no iCloud
Infos extras: fotos do iCloud está ativo
Backup da fofoteca está ativo
iPhone XR, iOS 13