Conexão WI-Fi instável no MacBook Air

Boa tarde, pessoal

Aqui em casa tenho uma rede sem fio de 5GHz, de fibra ótica e com ótima velocidade. Tudo pra não ter problemas com internet. Porém já faz um tempo que estou tendo dificuldades com a conexão WI-Fi do meu Mac e não consigo identificar o problema. Acontece que assim que inicio a sessão eu consigo me conectar à rede da minha casa normalmente e tudo funciona sem problemas, entretanto depois de um tempo sem usá-lo, ou então quando fica um tempo em stand-by, parece que ele para de tentar se conectar à rede, mesmo que tudo indique que está conectado. A conexão fica péssima ou inexistente, fica estagnada, como se ele tivesse tentando se conectar a mil coisas ao mesmo tempo e não conseguisse carregar nada, no safari a página mostra que está carregando porém não sai do canto. Por essas razões fica muito difícil de identificar o problema e tentar achar uma solução, pois tudo indica que está conectado mas sem funcionar.

Inicialmente achei que poderia ser um problema com o modem de internet, porém já vi que não é, pois nessas situações meu celular também fica conectado à mesma rede e funciona continuamente sem problemas, realizando inclusive testes de velocidade que comprovam o bom funcionamento da rede Wi-Fi. Também fiz um teste e utilizei o computador por uns dias conectado via cabo ethernet, desativando o Wi-Fi, e não tive nenhum problema, a conexão ficou boa o tempo todo, o que também mostra que modem está funcionando corretamente.

Logo após voltei para Wi-fi novamente e o mesmo problema continuou a acontecer, e isso tem sido péssimo pra mim, pois utilizo o computador para vídeo-chamadas e constantemente me estresso em ter problemas nas ligações (o que não ocorria quando estava conectado via cabo).

A única forma que vi para solucionar o problema seria reiniciando o computador, pois a impressão que tive é que dessa maneira o Mac faz uma limpa no processamento e a conexão é renovada. Algumas vezes também consegui resolver desativando e ativando o Wi-fi novamente, porém nem sempre dá certo.

Queria saber se alguém já passou por esse problema e se sabe uma forma de corrigir essa falha do Wi-fi, para que ele não fique "perdendo" a conexão por si só, pois não é pra acontecer dessa forma, não deveria ter que ficar reiniciando o computador ou ficar desativando o Wi-fi. A conexão deveria funcionar continuamente, sem ser necessário ter que reiniciar o computador com tanta frequência para renovar a conexão.

Desde já, muito obrigado.

MacBook Air 13″, macOS 10.15

Publicado em 17/09/2020 10:47

Responder
1 resposta

22/09/2020 12:30 em resposta a diogo_74

Olá diogo_74,

Obrigada por participar das Comunidades de suporte da Apple.

Entendo que a conexão Wi-Fi está instável no seu MacBook Air. Ficarei feliz em te ajudar.

Siga estas recomendações para melhorar o desempenho do Wi-Fi no seu computador:

Mantenha o roteador atualizado. Para AirPort Time Capsule, AirPort Extreme ou Estação Base AirPort Express, verifique o firmware mais recente usando o Utilitário AirPort. No caso de roteadores que não são da Apple, consulte o site do fabricante. 
Configure o roteador usando os ajustes recomendados pela Apple e verifique se todos os roteadores Wi-Fi na mesma rede estão usando ajustes semelhantes. Se você estiver usando um roteador Wi-Fi de banda dupla, as duas bandas deverão usar o mesmo nome de rede.
Saiba mais sobre possíveis fontes de interferência no Wi-Fi e Bluetooth.

Para mais informações, consulte Se o Mac não estabelecer conexão com a Internet via Wi-Fi.

Tenha um ótimo dia.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Conexão WI-Fi instável no MacBook Air

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.