Conexão WI-Fi instável no MacBook Air
Boa tarde, pessoal
Aqui em casa tenho uma rede sem fio de 5GHz, de fibra ótica e com ótima velocidade. Tudo pra não ter problemas com internet. Porém já faz um tempo que estou tendo dificuldades com a conexão WI-Fi do meu Mac e não consigo identificar o problema. Acontece que assim que inicio a sessão eu consigo me conectar à rede da minha casa normalmente e tudo funciona sem problemas, entretanto depois de um tempo sem usá-lo, ou então quando fica um tempo em stand-by, parece que ele para de tentar se conectar à rede, mesmo que tudo indique que está conectado. A conexão fica péssima ou inexistente, fica estagnada, como se ele tivesse tentando se conectar a mil coisas ao mesmo tempo e não conseguisse carregar nada, no safari a página mostra que está carregando porém não sai do canto. Por essas razões fica muito difícil de identificar o problema e tentar achar uma solução, pois tudo indica que está conectado mas sem funcionar.
Inicialmente achei que poderia ser um problema com o modem de internet, porém já vi que não é, pois nessas situações meu celular também fica conectado à mesma rede e funciona continuamente sem problemas, realizando inclusive testes de velocidade que comprovam o bom funcionamento da rede Wi-Fi. Também fiz um teste e utilizei o computador por uns dias conectado via cabo ethernet, desativando o Wi-Fi, e não tive nenhum problema, a conexão ficou boa o tempo todo, o que também mostra que modem está funcionando corretamente.
Logo após voltei para Wi-fi novamente e o mesmo problema continuou a acontecer, e isso tem sido péssimo pra mim, pois utilizo o computador para vídeo-chamadas e constantemente me estresso em ter problemas nas ligações (o que não ocorria quando estava conectado via cabo).
A única forma que vi para solucionar o problema seria reiniciando o computador, pois a impressão que tive é que dessa maneira o Mac faz uma limpa no processamento e a conexão é renovada. Algumas vezes também consegui resolver desativando e ativando o Wi-fi novamente, porém nem sempre dá certo.
Queria saber se alguém já passou por esse problema e se sabe uma forma de corrigir essa falha do Wi-fi, para que ele não fique "perdendo" a conexão por si só, pois não é pra acontecer dessa forma, não deveria ter que ficar reiniciando o computador ou ficar desativando o Wi-fi. A conexão deveria funcionar continuamente, sem ser necessário ter que reiniciar o computador com tanta frequência para renovar a conexão.
Desde já, muito obrigado.
MacBook Air 13″, macOS 10.15