Mac travado em tela preta no meio da atualização para o BigSur

Após tentar atualizar para o MacOS Big Sur ontem, meu MacBook Pro 13” Mid 2014 está travado em uma tela preta e não responde a nenhum comando. Tentei reiniciar o SMC e não funcionou. Nenhum dos outros atalhos para início funcionam. Ao fechar a tela a maçã continua acesa e parece que o Mac não desliga.

Já deixei a bateria zerar para ver se resolve e nada funciona. Não sei mais o que fazer.

MacBook Pro 13″, macOS 10.15

Publicado em 14/11/2020 16:07

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 9/12/2020 13:30

Olá @lememichel,

tive o mesmo problema em meu MBP 13" Mid 2014. Nenhuma tecla funcionava (na verdade nem o backlight se quer liga) e a tela fica ali, congelada. Ao levar na assistência técnica (que por sinal me senti enganado, pois foi super mal feita a avaliação), alegaram em uma análise de apenas 30m que seria a placa lógica que tinha sido danificada (R$ 3.600,00). Claro que não efetuei o reparo e achei um absurdo. Ao tentar acionar o suporte da Apple, simplesmente me falaram com essas palavras:

"NENHUMA atualização do OS X danifica o hardware do seu MBP, se aconteceu isso, provavelmente já existia o problema ali anteriormente a atualização evidenciou isso"

Achei isso uma desculpa totalmente esfarrapada, pois meu MBP funcionava normal desde sempre.

Sendo assim, decidi correr atrás dos fóruns em inglês e encontrei o seguinte link no Reddit: https://www.reddit.com/r/MacOSBeta/comments/jk72ki/black_screen_while_upgrading_to_bigsur_1101_beta/gazjay0/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3

E.... Funcionou! O que tem de ser feito é em resumo: abrir seu MBP, desplugar a placa I/O (eu isolei ela com fita isolante), fechei o MBP novamente e tentei ligar. Dito e feito! Fez o som de ligar e retomou a instalação do Big Sur de onde havia parado.

No Reddit é possível ver que alguns casos após finalizar a instalação, ao plugar a I/O novamente funcionou tudo normal. Porém, eu cai nos outros casos, onde ao tentar plugar novamente, o MBP já não ligava novamente.

Portanto, essa foi a solução que encontrei e hoje estou trabalhando assim, com um MBP sem a placa I/O plugada, o que resulta em não ter Wi-Fi, Bluetooth, leitor SD, entre outros que ela liga. Bacana né? E a Apple pouco se importa conosco. Faz pouco caso e tira o dela da reta. Dá pra se comprar a placa e em princípio deve solucionar e voltar a ter acesso ao Wi-Fi, etc. (alguns usuários no Reddit relataram que deu certo).

Bem, contei aqui minha história como solucionei e como ficou meu MBP depois dessa atualização horrível e sem pensar nos usuários, sem fazer testes corretos. O mínimo que a Apple deveria fazer, era aceitar arrumar nossos Macs substituindo essa placa, uma falta de consideração enorme. Espero que esse tópico consiga escalar de alguma forma.

Obrigado.

7 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

9/12/2020 13:30 em resposta a lememichel

Olá @lememichel,

tive o mesmo problema em meu MBP 13" Mid 2014. Nenhuma tecla funcionava (na verdade nem o backlight se quer liga) e a tela fica ali, congelada. Ao levar na assistência técnica (que por sinal me senti enganado, pois foi super mal feita a avaliação), alegaram em uma análise de apenas 30m que seria a placa lógica que tinha sido danificada (R$ 3.600,00). Claro que não efetuei o reparo e achei um absurdo. Ao tentar acionar o suporte da Apple, simplesmente me falaram com essas palavras:

"NENHUMA atualização do OS X danifica o hardware do seu MBP, se aconteceu isso, provavelmente já existia o problema ali anteriormente a atualização evidenciou isso"

Achei isso uma desculpa totalmente esfarrapada, pois meu MBP funcionava normal desde sempre.

Sendo assim, decidi correr atrás dos fóruns em inglês e encontrei o seguinte link no Reddit: https://www.reddit.com/r/MacOSBeta/comments/jk72ki/black_screen_while_upgrading_to_bigsur_1101_beta/gazjay0/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3

E.... Funcionou! O que tem de ser feito é em resumo: abrir seu MBP, desplugar a placa I/O (eu isolei ela com fita isolante), fechei o MBP novamente e tentei ligar. Dito e feito! Fez o som de ligar e retomou a instalação do Big Sur de onde havia parado.

No Reddit é possível ver que alguns casos após finalizar a instalação, ao plugar a I/O novamente funcionou tudo normal. Porém, eu cai nos outros casos, onde ao tentar plugar novamente, o MBP já não ligava novamente.

Portanto, essa foi a solução que encontrei e hoje estou trabalhando assim, com um MBP sem a placa I/O plugada, o que resulta em não ter Wi-Fi, Bluetooth, leitor SD, entre outros que ela liga. Bacana né? E a Apple pouco se importa conosco. Faz pouco caso e tira o dela da reta. Dá pra se comprar a placa e em princípio deve solucionar e voltar a ter acesso ao Wi-Fi, etc. (alguns usuários no Reddit relataram que deu certo).

Bem, contei aqui minha história como solucionei e como ficou meu MBP depois dessa atualização horrível e sem pensar nos usuários, sem fazer testes corretos. O mínimo que a Apple deveria fazer, era aceitar arrumar nossos Macs substituindo essa placa, uma falta de consideração enorme. Espero que esse tópico consiga escalar de alguma forma.

Obrigado.

15/11/2020 09:47 em resposta a lememichel

Bem, ao que parece a instalação brickou, então eis o que pode fazer:

Reinstalar o macOS por cima do atual

Inicia o Mac segurando Command R para entrar em Recovery Mode Como reinstalar o macOS usando a Recuperação do macOS - Suporte da Apple

O macOS é desenvolvido para preservar os dados do usuário quando é feita uma reinstalação sem formatação do disco, mas pode ocorrer perda de dados. Se quer evitar esse receio, escolha a opção abaixo

Instalar o macOS em um disco externo

Use o mesmo procedimento acima, mas antes de instalar, use o Disk Utility para formatar o HD externo e depois instale o macOS nele.

Uma vez instalado, copie do disco interno os seus dados e já aproveite e baixe a instalação do macOS Big Sur nele pela Mac App Store.

Use o Disk Utility para apagar completamente o disco interno do Mac e rode a instalação do Big Sur que vc baixou, escolhendo o disco interno como destino da instalação.

A última opção considero a melhor, pois você terá uma instalação limpa, sem detritos, arquivos e configurações do sistema antigo que podem causar problemas, tirando o melhor da performance do seu Mac.

16/11/2020 03:46 em resposta a Rafael_Scheid

Rafael, obrigado pela resposta, mas acredito que não tenha entendido o problema: Nenhum atalho de teclado funciona. A tela fica preta e o Mac completamente não responsivo. CMD + R; CTRL + SHIFT +ALT + PWR; e todas as outras variações de teclas, com o cabo de energia conectado ou não; não funcionam...

tenho um disco externo com backup do time machine é um flashdrive de inicialização com a instalação do Catalina... mas como as teclas não respondem, não tem como realizar uma instalação zerada.

18/11/2020 06:29 em resposta a Rafael_Scheid

Rafael,

É isso mesmo. Entrei em contato com o suporte e me instruíram a levar o Mac a uma assistência autorizada. Levei e deixei para avaliação. O absurdo disso é que disseram que se for atualização de firmware (que estão suspeitando que seja) será cobrado!!!! Se a versão do firmware é incompatível com o novo OS não deveria disponibilizar para atualização ou fazer alguma checagem e dar mensagem para o usuário... E se é algo não previsto, como acontece com desenvolvimento de software, a Apple tem que se responsabilizar em resolver o problema para os usuários afetados sem custo.

Deixei o Mac ontem na assistência indicada pelo suporte e ainda não tive devolutiva da assistência (prazo de até 72 horas para dar retorno). Quando tiver o retorno posto aqui com o diagnóstico que deram e como foi resolvido.

Obrigado.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Mac travado em tela preta no meio da atualização para o BigSur

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.