Olá @lememichel,
tive o mesmo problema em meu MBP 13" Mid 2014. Nenhuma tecla funcionava (na verdade nem o backlight se quer liga) e a tela fica ali, congelada. Ao levar na assistência técnica (que por sinal me senti enganado, pois foi super mal feita a avaliação), alegaram em uma análise de apenas 30m que seria a placa lógica que tinha sido danificada (R$ 3.600,00). Claro que não efetuei o reparo e achei um absurdo. Ao tentar acionar o suporte da Apple, simplesmente me falaram com essas palavras:
"NENHUMA atualização do OS X danifica o hardware do seu MBP, se aconteceu isso, provavelmente já existia o problema ali anteriormente a atualização evidenciou isso"
Achei isso uma desculpa totalmente esfarrapada, pois meu MBP funcionava normal desde sempre.
Sendo assim, decidi correr atrás dos fóruns em inglês e encontrei o seguinte link no Reddit: https://www.reddit.com/r/MacOSBeta/comments/jk72ki/black_screen_while_upgrading_to_bigsur_1101_beta/gazjay0/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3
E.... Funcionou! O que tem de ser feito é em resumo: abrir seu MBP, desplugar a placa I/O (eu isolei ela com fita isolante), fechei o MBP novamente e tentei ligar. Dito e feito! Fez o som de ligar e retomou a instalação do Big Sur de onde havia parado.
No Reddit é possível ver que alguns casos após finalizar a instalação, ao plugar a I/O novamente funcionou tudo normal. Porém, eu cai nos outros casos, onde ao tentar plugar novamente, o MBP já não ligava novamente.
Portanto, essa foi a solução que encontrei e hoje estou trabalhando assim, com um MBP sem a placa I/O plugada, o que resulta em não ter Wi-Fi, Bluetooth, leitor SD, entre outros que ela liga. Bacana né? E a Apple pouco se importa conosco. Faz pouco caso e tira o dela da reta. Dá pra se comprar a placa e em princípio deve solucionar e voltar a ter acesso ao Wi-Fi, etc. (alguns usuários no Reddit relataram que deu certo).
Bem, contei aqui minha história como solucionei e como ficou meu MBP depois dessa atualização horrível e sem pensar nos usuários, sem fazer testes corretos. O mínimo que a Apple deveria fazer, era aceitar arrumar nossos Macs substituindo essa placa, uma falta de consideração enorme. Espero que esse tópico consiga escalar de alguma forma.
Obrigado.