Vírus/Malware/Ajuda

Bom dia, pessoal. Estava mexendo no Instagram e entrei num perfil de uma pessoa aleatória. Vi que tinha um link na bio e infelizmente cliquei. Logo que isso aconteceu, abriu uma página no Instagram que quando terminou de carregar, abriu um pop up dizendo que meu celular estava infectado, com 28% do celular danificado por malware de sites adultos, sendo que nem uso o celular pra isso. Logo depois, eu não cliquei em nada e apenas fechei o Instagram. Sei que ele não estava com vírus até então, mas agora estou preocupado. O que devo fazer?

iPhone XR, iOS 14

Publicado em 12/12/2020 07:34

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 12/12/2020 07:40

Ola Fertss, tudo bem?

Obrigado por contar com a comunidade para tentarmos te ajudar com este problema, fique tranquilo, se você apenas fechou a pagina sem preencher nenhum dado pessoal seu esta tudo bem, estas mensagens são conhecidas como phising, e usam mensagens prontas no intuito de te fazer baixar algo ou preencher alguma informação pessoal, e o sistema do iPhone não pega vírus nem nada do tipo, fica tranquilo, e espero que o artigo abaixo possa ser útil neste seu caso pra te ajudar a entender melhor:

Reconhecer e evitar e-mails de phishing, chamadas de suporte falsas e outras fraudes - Suporte da Apple

Se ainda assim você precisar de alguma coisa pode me responder aqui mesmo que eu vou ficar feliz em te ajudar.

Tenha um excelente dia,

Guilherme Freoli

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

12/12/2020 07:40 em resposta a Fertss

Ola Fertss, tudo bem?

Obrigado por contar com a comunidade para tentarmos te ajudar com este problema, fique tranquilo, se você apenas fechou a pagina sem preencher nenhum dado pessoal seu esta tudo bem, estas mensagens são conhecidas como phising, e usam mensagens prontas no intuito de te fazer baixar algo ou preencher alguma informação pessoal, e o sistema do iPhone não pega vírus nem nada do tipo, fica tranquilo, e espero que o artigo abaixo possa ser útil neste seu caso pra te ajudar a entender melhor:

Reconhecer e evitar e-mails de phishing, chamadas de suporte falsas e outras fraudes - Suporte da Apple

Se ainda assim você precisar de alguma coisa pode me responder aqui mesmo que eu vou ficar feliz em te ajudar.

Tenha um excelente dia,

Guilherme Freoli

12/12/2020 07:38 em resposta a Fertss

Olá,

Se o navegador exibir pop-ups incômodos

Se, ao navegar na Internet, você vir um pop-up ou alerta que oferece um prêmio gratuito ou que informa um problema no dispositivo, não acredite. Esses tipos de pop-up geralmente são anúncios fraudulentos, criados para induzir você a fornecer informações pessoais ou dinheiro ao golpista.

Não ligue para o número nem clique nos links para solicitar o prêmio ou corrigir o problema. Ignore a mensagem e continue navegando na página ou feche a janela ou aba.

12/12/2020 08:36 em resposta a GFreoli

Olá, Gfreoli!

No caso, minha preocupação começou porque sou usuário de Windows e conheço alguns malwares que conseguem entrar no seu computador e fazer qualquer coisa apenas por um click em um link. Fiquei com medo disso ter acontecido comigo pelo iPhone. Não preenchi nada e ainda mudei minha senha do iCloud por segurança. Esse tipo de vírus que existe em Windows não existe pro iOS? Sou um usuário relativamente novo de iOS e fiquei extremamente preocupado...

Agradeço desde já o apoio e suporte

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Vírus/Malware/Ajuda

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.