eliminar ficheiro instalação versão antiga mac os

Boa tarde.

Fiz a descarga do ficheiro de instalação macOS High Sierra para instalar noutro computador, mais antigo. No meu tenho instalado o Big Sur. depois desta descarga recebi a mensagem de que a instalação não era possível porque tenho uma versão mais atualizada. Agora não consigo eliminar o ficheiro e recebo a mensagem que o mesmo está em utilização pelo sistema. Alguém me pode ajudar, já tentei eliminá-lo de inúmeras formas. Obrigada.

MacBook Pro 13″, OS X 10.11

Publicado em 16/01/2021 06:54

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 16/01/2021 07:07

Primeiro verifique se ele está rodando ainda na Dock. Um ícone no instalador costuma ficar aberto ali embaixo junto aos outros aplicativos.

Clique nele com dois dedos para abrir o menu de contexto (right click) e mande encerrar. Tente deletar novamente o arquivo.

Ou pressiona Command + Option + Esc para abrir o Force Quit, escolha o instalador e force o encerramento.

Agora a força bruta mesmo:

Abra o Finder na pasta Aplicativos e localize o instalador, mas não abra ele.

Abra o app Terminal e digite:

sudo rm -R

Agora vá ao Finder, no instalador, e arraste e cole ele após esta sentença digitada acima.

Pressione Return (Enter)

Digite a senha de administrador caso solicitada.

Isto deve remover o arquivo. Se não funcionar, nos avise aqui,

12 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

16/01/2021 07:07 em resposta a isabel234

Primeiro verifique se ele está rodando ainda na Dock. Um ícone no instalador costuma ficar aberto ali embaixo junto aos outros aplicativos.

Clique nele com dois dedos para abrir o menu de contexto (right click) e mande encerrar. Tente deletar novamente o arquivo.

Ou pressiona Command + Option + Esc para abrir o Force Quit, escolha o instalador e force o encerramento.

Agora a força bruta mesmo:

Abra o Finder na pasta Aplicativos e localize o instalador, mas não abra ele.

Abra o app Terminal e digite:

sudo rm -R

Agora vá ao Finder, no instalador, e arraste e cole ele após esta sentença digitada acima.

Pressione Return (Enter)

Digite a senha de administrador caso solicitada.

Isto deve remover o arquivo. Se não funcionar, nos avise aqui,

17/01/2021 07:04 em resposta a isabel234

Vamos lá, nova tentativa hahaha

Reinicie o Mac segurando Command R para entrar no Recovery Mode

Vá em Utilitários > Terminal e digite o comando abaixo e em seguida pressione Return

csrutil disable

Isto irá desabilitar o System Integrity Protection (SIP)

Clique no menu Apple e reinicie o Mac normalmente

Verifique se agora consegue apagar o instalador. Tente ambos os processos pelo Finder e pelo Terminal.

Depois reinicie novamente em Recovery Mode e reabilite o SIP usando o mesmo procedimento, agora com o comando

csrutil enable

Reinicie normalmente

17/01/2021 06:41 em resposta a isabel234

Sobre a estrutura de discos, está OK, é esta mesma, fique tranquila.

O Apple SSD é o drive em si.

O Conteiner é a famosa partição que há anos conhecemos. Por, exemplo, se você tivesse o Windows instalado no Mac, veria no mesmo nível hierárquico o item Boot Camp, a partição NTFS do Windows.

O Macintosh HD e o Dados são os chamados Volumes, que podem ser vários dentro de um contêiner. O que termina em HD contem a instalação do macOS. O Dados contém isto, seus dados particulares. Isto é interessante pois o macOS é desenhado para que numa necessidade de reinstalação os seus dados sejam preservados. Ele já fazia isto antes com os dados todos no mesmo volume, mas agora fica ainda mais seguro com os dados separados.

O sub-volume com.apple.os.update provavelmente seja utilizado para gestionar todo tipo de arquivo para uma atualização de sistema, como a própria instalação, backups de algum item imprescindível, etc. Este volume é completamente gerenciado pelo macOS. Infelizmente no momento não tenho detalhes do que ele tem como função, até vou procurar conhecer mais.

Sobre o arquivo não querer ser deletado, que coisa louca haha

Vou seguir pesquisando aqui.

Grato pelo elogio hehe ☺️😊

17/01/2021 04:47 em resposta a Rafael_Scheid

Pois, está mesmo complicado :-(. Já tinha entrado no modo de segurança e também não resolveu. O que acho estranho é que depois de ter feito a descarga surgiu uma mensagem de que não seria possível instalar o High Sierra porque já tinha uma versão mais atual, no entanto o programa de instalação continua, aparentemente, a correr no sistema. Também estive a ver a estrutura do disco e parece-me um pouco estranha mas como não tenho conhecimento sobre isso não sei se foi afetada, envio imagem.

Agradeço muito a sua simpatia e ajuda.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

eliminar ficheiro instalação versão antiga mac os

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.