🎉 Apresentando o novo recurso da Comunidade 🎉 Votos!

Encontrou a solução para o seu problema em uma resposta ou Dica de usuário? Então, dê um voto positivo! Seus votos auxiliam outras pessoas. Saiba mais sobre quando votar positivo: Vote na Comunidade de Suporte da Apple.

Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

MacBook Pro ficou instável com o macOS Big Sur 11.4

Ola,

Depois da instalação do Mac OS Big Sur 11.4, meu Mac ficou instável. Quando eu tiro um screenshot, ele não coloca mais no Desktop (Command-Shift-4), Ele fica acessando eternamente o disco do Time Machine, sem fazer nada. Não atualiza mais o Google Backup. Enfim, problemas estranhos que não estavam acontecendo antes.

Olhando no Activity Monitor, nada aparece em termos de consumir toda a CPU, ou ficar acessando o disco sem parar... Tudo parece normal.


O que acontece?




[Título alterado pelo Moderador]

Publicado em 24/06/2021 19:49

Responder
Pergunta marcada como Melhor resposta

Publicado em 25/06/2021 20:20

Ola Rafael,


Obrigado pela resposta!


Eu fiz mais análises hoje cedo, e vi que os problemas se repetiram. Mesmo eu dando reboot. O computador meio 'empacado' em alguns itens, enquanto outros itens funcionando normalmente.


Sem querer, passei o mouse por alguns ícones no topo da tela (onde fica o volume, wi-fi, etc), e lá eu percebi que em um ícone específico (o app Backblaze, que faz os backups de meus HDs), o mouse mudava para a bola de arco íris. Só neste ícone.


Aí eu entrei no Settings/Configurações e na área de Security & Privacy, e em 'Full Disk Access'. Lá eu percebi que vários aplicativos estavam sem acesso de escrita em disco, inclusive este do BackBlaze. Habilitei o acesso e tudo voltou a funcionar bem.

Resumo: O Big Sur tem alguns itens de segurança que pergunta ao usuário se aplicativos abertos podem fazer x, y ou z. No caso de aplicativos que rodam em background (nos bastidores), ele não chega a fazer a pergunta, porque supostamente estes aplicativos não são abertos por ação do usuário, mas em tempo de boot. E provavelmente por conta disso acabam perdendo alguns acessos ao sistema, e isso pode ter causado estes 'empacamentos' no sistema, o app no background tentando acessar, o sistema não deixando, e a performance cai, apps ficam parados.


Caso estes problemas voltem a acontecer (mesmo após as alterações que fiz), aviso a todos aqui. Até o momento, tudo OK.


Novamente obrigado.

Perguntas semelhantes

3 respostas
Pergunta marcada como Melhor resposta

25/06/2021 20:20 em resposta a Rafael_Scheid

Ola Rafael,


Obrigado pela resposta!


Eu fiz mais análises hoje cedo, e vi que os problemas se repetiram. Mesmo eu dando reboot. O computador meio 'empacado' em alguns itens, enquanto outros itens funcionando normalmente.


Sem querer, passei o mouse por alguns ícones no topo da tela (onde fica o volume, wi-fi, etc), e lá eu percebi que em um ícone específico (o app Backblaze, que faz os backups de meus HDs), o mouse mudava para a bola de arco íris. Só neste ícone.


Aí eu entrei no Settings/Configurações e na área de Security & Privacy, e em 'Full Disk Access'. Lá eu percebi que vários aplicativos estavam sem acesso de escrita em disco, inclusive este do BackBlaze. Habilitei o acesso e tudo voltou a funcionar bem.

Resumo: O Big Sur tem alguns itens de segurança que pergunta ao usuário se aplicativos abertos podem fazer x, y ou z. No caso de aplicativos que rodam em background (nos bastidores), ele não chega a fazer a pergunta, porque supostamente estes aplicativos não são abertos por ação do usuário, mas em tempo de boot. E provavelmente por conta disso acabam perdendo alguns acessos ao sistema, e isso pode ter causado estes 'empacamentos' no sistema, o app no background tentando acessar, o sistema não deixando, e a performance cai, apps ficam parados.


Caso estes problemas voltem a acontecer (mesmo após as alterações que fiz), aviso a todos aqui. Até o momento, tudo OK.


Novamente obrigado.

24/06/2021 20:35 em resposta a wagner_cursino

Sobre o screenshot, use o comando Command Shift 5 e no menu inferior que se abre clique em opções e veja em qual local ele está salvando. Ali você pode alterar o local que desejar.


Sobre instabilidade do macOS, tente estes passos:

Reset SMC Como redefinir o SMC do Mac - Suporte da Apple

Reset NVRAM Redefinir a NVRAM ou a PRAM no Mac - Suporte da Apple

Reinicie o Mac segurando Shift para carregar o Modo de Segurança. Uma vez carregado, reinicie normalmente e verifique se algo melhorou.


Nos avise se melhorou ou se precisamos continuar investigando.


Sobre o Time Machine, você tem um disco externo que utiliza para este fim? Se sim, e se o tem por segurança e não para ficar caçando velhos arquivos de vários momentos passados, aconselho a criar um novo arquivo de backup nele, do ponto atual do Mac, em seguida deletando o backup antigo. Mexa com isso somente após a resolução do problema com o Mac para não arriscar perder suas informações.

Para evitar quais outros problemas, se puder, tenha também um disco externo com backup dos seus dados apenas, sem ser o time machine, apenas seus dados mesmo.

MacBook Pro ficou instável com o macOS Big Sur 11.4

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.