Alta temperatura e cooler do MacBook Pro

Olá a todos.

Tenho um Macbook Pro Retina 2015 com Big Sur, com 16 GB de memória e SSD de 512 GB. De algumas semanas para cá, ele começou a ligar o cooler initerruptamente, e travar muito. Baixei o Macs Fan Control, e vi que a temperatura está constantemente alta (acima de 70º em média). Por mais que eu ajuste a fan, a temperatura não abaixa. Usei o MacKeeper para ver se poderia ser alguma anomalia de software, mas nada demais foi detectado. Fiz o reset de SMC e PRAM.

Como nunca havia feito manutenção, resolvi trocar a pasta térmica do processador (coloquei uma MX-4). Também não resolveu. Ele continua travando demais, mesmo com poucos aplicativos abertos, e o cooler fica constantemente ligado.

Mais alguma sugestão do que fazer ou verificar? Será necessário formatar o Mac OS?

Valeu!

[Título alterado pelo Moderador]

MacBook Pro 13″, macOS 11.6

Publicado em 26/11/2021 13:51

Responder

Perguntas semelhantes

12 respostas

6/12/2021 20:02 em resposta a DaveGrohl666

Felizmente, não foi nada disso. Até porque, quem trocou a bateria e a pasta térmica fui eu mesmo. Não recomendo a ninguém, mas eu fiz, por minha própria conta e risco. Comprei a bateria original, as chaves apropriadas e uma pasta térmica MX-4, e fiz a troca e a manutenção kkkkkkkkkk

Atualizando o post, pra ninguém passar a mesma agonia que eu passei: a solução do problema foi deixar o notebook desligado por 2 dias, pra bateria descarregar completamente. Dei uma carga de 100% e ele voltou a funcionar.

Aproveitei a oportunidade, formatei tudo e instalei o Monterey. O Macbook está voando novamente.

Obrigado pelas dicas!

26/11/2021 14:23 em resposta a valteresjunior

Ola, Usuario(a)

Siga as orientações do(s) artigos abaixo que podem lhe ajudar

Manter o notebook Mac dentro das temperaturas de operação aceitáveis - Suporte da Apple (BR)

Sobre as ventoinhas e o ruído da ventoinha em produtos Apple - Suporte da Apple (BR)

Se ainda nada resolver, reinstale o Mac configurando como novo

Espero ter ajudado!

Atenciosamente

Dav3 G®️0hl666

3/12/2021 08:07 em resposta a valteresjunior

Fiz a troca da bateria (coloquei outra original), e agora o Mac não fica mais ligado. Ao apertar o botão de Power, ele faz o som de início, mas o sistema não sobe. Tentei o reset da SMC, mas não adiantou. Se eu ficar segurando alguma tecla (Shift, por exemplo), ele fica ligado. Se eu soltar, ele desliga. Ou seja, ele entra em Safe Mode, mas só permanece se eu continuar segurand o Shift. O mesmo acontece pro Modo de Diagnóstico e para o modo de reinstalação.

Alguma idéia?

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Alta temperatura e cooler do MacBook Pro

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.