iPhone 13 com problema crônico na bateria
Há cerca de dois anos, adquiri um iPhone 13 e, desde então, sempre segui todos os cuidados recomendados para carregamento, além de utilizar exclusivamente acessórios originais. Sou usuária da marca há bastante tempo, já tive outros iPhones e sei exatamente como manuseá-los corretamente.
O aparelho sempre funcionou normalmente, até que, recentemente, começou a apresentar problemas sérios na bateria. Ele passou a descarregar rapidamente, desligava sozinho e, ao ser religado, mostrava níveis de bateria inconsistentes, variando sem motivo. Cerca de uma semana após o início desses problemas, percebi que a bateria havia estufado, o que acabou provocando o descolamento da tela — um risco sério, inclusive para a segurança do usuário.
Diante disso, entrei em contato com o Suporte da Apple, e, infelizmente, minha frustração só aumentou. Expliquei detalhadamente a situação e ressaltei que utilizo o aparelho como ferramenta de trabalho, portanto, precisava de um reparo com urgência. A atendente, no entanto, me informou que, se eu optasse por enviar o aparelho pelos Correios, o prazo seria de cerca de 30 dias. Caso eu levasse pessoalmente até uma assistência autorizada, eles reteriam o aparelho por tempo indeterminado para avaliação. Em ambas as situações, fui informada de que seria necessário pagar pelo conserto — o que considero um completo absurdo, especialmente considerando que se trata claramente de um defeito de fabricação.
Ao buscar informações na comunidade de usuários, percebi que este não é um caso isolado. Existem inúmeros relatos de usuários enfrentando exatamente o mesmo problema com o iPhone 13, muitos deles com tempo de uso semelhante ao meu. Isso reforça a suspeita de que se trata de um vício oculto, ou seja, um defeito de fabricação que se manifesta após algum tempo de uso, sem relação com mau uso por parte dos clientes.
Sinto-me extremamente decepcionada com a Apple. A situação é inaceitável, não apenas pela questão financeira, mas, sobretudo, pelos riscos à segurança que uma bateria estufada representa. Esperava, no mínimo, um posicionamento mais responsável e uma solução adequada por parte da empresa — especialmente considerando que este não é um caso isolado envolvendo iPhone 13.
[Título alterado pelo Moderador]
iPhone 13