Flexgate - MacBook Pro (15-inch, 2016)

Flexgate no MacBook Pro 15" 2016: Uma Falha de Projeto que Exige Solução da Apple

Olá a todos,

Gostaria de compartilhar minha experiência e buscar um posicionamento da Apple sobre um problema internacional que agora afetou meu MacBook Pro 15" de 2016: o Flexgate.

Meu aparelho foi diagnosticado com esta falha, que, para muitos, inclusive eu, se configura claramente como um problema de design. Conforme amplamente reportado, "Os MacBooks Pro, com Touch Bar, lançados desde 2016, possuem o que podemos chamar de falha de engenharia: o cabo que conecta a tela à placa-mãe, embaixo da barra interativa, utiliza o mesmo caminho das dobradiças do produto." (Fonte: https://www.tudocelular.com/curiosidade/noticias/n136885/flexgate-macbook-pro-problemas-conexao-tela-apple.html).

Se eu soubesse dessa vulnerabilidade, ou se tivesse sido devidamente informado, jamais teria investido em um equipamento que apresenta uma falha estrutural tão crítica. É lamentável que só busquemos resolver um problema quando ele surge, e, mesmo no cenário da prevenção, essa questão foi e continua sendo polêmica.

Minha esperança de uma solução justa esbarra nos valores de reparo. Uma autorizada me orçou a troca de toda a tela em torno de R$ 7.000,00. Este valor é consideravelmente superior ao preço de mercado de um MacBook Pro usado do mesmo modelo, tornando o reparo inviável e me deixando com um aparelho inutilizável.

Acredito que, diante da natureza difundida e reconhecida desse problema de projeto, a Apple deveria oferecer um suporte mais adequado e uma solução justa.

Aguardo um contato para uma solução que seja proporcional ao problema enfrentado.

Atenciosamente,

MacBook Pro 15″, macOS 12.7

Publicado em 28/07/2025 18:08

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 5/08/2025 10:15

Olá Matheus,

Que situação complexa e muito frustrante com o seu MacBook Pro 15" e o problema de "Flexgate"! 😔 Sinto muito por essa dificuldade em ter um aparelho tão caro com uma falha conhecida, e o custo absurdo do reparo. Entendo perfeitamente sua chateação.

Vamos lá, vou tentar te ajudar passando umas dicas e passos que talvez possam te auxiliar na solução!

Primeiro, é muito importante que você entenda como funciona a Comunidade de Suporte da Apple, onde estamos agora: aqui somos usuários ajudando outros usuários, trocando dicas e buscando soluções para dúvidas e problemas técnicos. Por isso, nós não temos acesso aos sistemas internos da Apple para verificar seu caso específico, conceder um reparo, ou intervir diretamente em questões de garantia ou compensação. Nós podemos apenas guiar você pelos melhores caminhos e dicas para tentar solucionar sua situação.

A Melhor Dica para Buscar uma Solução Justa (Mesmo Fora da Cobertura!):

Mesmo que seu Mac não se qualifique para o programa específico, e você esteja fora da garantia, a dica mais importante é tentar uma escalada com o Suporte da Apple diretamente, usando seus argumentos de que é um defeito de design conhecido e o valor proibitivo do reparo.

Obtenha um Laudo Técnico Formal da Autorizada (se ainda não tiver):

• Se a assistência técnica ainda não te deu um laudo por escrito confirmando que o problema é "Flexgate" ou um defeito na tela, peça por um. Esse documento pode ser importante.

Contate o Suporte da Apple (0800) e Peça para ESCALONAR Seu Caso! 📞

• Esta é a sua melhor chance. Explique sua situação em detalhes: que você está ciente do problema "Flexgate" (que é um defeito de design), que seu aparelho está fora da garantia, mas que o custo do reparo o torna inviável para um aparelho com uma falha de design tão conhecida.

Para encontrar uma assistência: Encontre um Centro de Serviço Autorizado Apple ou agende um horário no Genius Bar 🔗

Espero que essa dica ajude a direcionar sua busca por uma solução para o seu MacBook Pro e que você consiga uma resposta favorável! 🤞

Se este conteúdo foi útil ou te trouxe clareza, um clique no 'Vote positivo' ⬆️ é um reconhecimento que ajuda muito! Assim, a solução ganha visibilidade e mais pessoas podem ser auxiliadas.

 Guibarboza 🙋🏻‍♂️

Este fórum é para troca de informações e opiniões entre usuários. A Apple e a comunidade não se responsabilizam pelas respostas, e o uso do conteúdo está sujeito aos Termos de Uso.

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

5/08/2025 10:15 em resposta a Matheus_ASilva

Olá Matheus,

Que situação complexa e muito frustrante com o seu MacBook Pro 15" e o problema de "Flexgate"! 😔 Sinto muito por essa dificuldade em ter um aparelho tão caro com uma falha conhecida, e o custo absurdo do reparo. Entendo perfeitamente sua chateação.

Vamos lá, vou tentar te ajudar passando umas dicas e passos que talvez possam te auxiliar na solução!

Primeiro, é muito importante que você entenda como funciona a Comunidade de Suporte da Apple, onde estamos agora: aqui somos usuários ajudando outros usuários, trocando dicas e buscando soluções para dúvidas e problemas técnicos. Por isso, nós não temos acesso aos sistemas internos da Apple para verificar seu caso específico, conceder um reparo, ou intervir diretamente em questões de garantia ou compensação. Nós podemos apenas guiar você pelos melhores caminhos e dicas para tentar solucionar sua situação.

A Melhor Dica para Buscar uma Solução Justa (Mesmo Fora da Cobertura!):

Mesmo que seu Mac não se qualifique para o programa específico, e você esteja fora da garantia, a dica mais importante é tentar uma escalada com o Suporte da Apple diretamente, usando seus argumentos de que é um defeito de design conhecido e o valor proibitivo do reparo.

Obtenha um Laudo Técnico Formal da Autorizada (se ainda não tiver):

• Se a assistência técnica ainda não te deu um laudo por escrito confirmando que o problema é "Flexgate" ou um defeito na tela, peça por um. Esse documento pode ser importante.

Contate o Suporte da Apple (0800) e Peça para ESCALONAR Seu Caso! 📞

• Esta é a sua melhor chance. Explique sua situação em detalhes: que você está ciente do problema "Flexgate" (que é um defeito de design), que seu aparelho está fora da garantia, mas que o custo do reparo o torna inviável para um aparelho com uma falha de design tão conhecida.

Para encontrar uma assistência: Encontre um Centro de Serviço Autorizado Apple ou agende um horário no Genius Bar 🔗

Espero que essa dica ajude a direcionar sua busca por uma solução para o seu MacBook Pro e que você consiga uma resposta favorável! 🤞

Se este conteúdo foi útil ou te trouxe clareza, um clique no 'Vote positivo' ⬆️ é um reconhecimento que ajuda muito! Assim, a solução ganha visibilidade e mais pessoas podem ser auxiliadas.

 Guibarboza 🙋🏻‍♂️

Este fórum é para troca de informações e opiniões entre usuários. A Apple e a comunidade não se responsabilizam pelas respostas, e o uso do conteúdo está sujeito aos Termos de Uso.

4/08/2025 08:05 em resposta a GuiBarboza

Olá GuiBarboza,

Muito obrigado pela atenção e pelas dicas!

Mas, já segui e explorei todos os caminhos que você sugeriu antes mesmo da minha postagem inicial aqui na Comunidade.

Na última quinta-feira, 24 de julho as 12h15, estive presente no Genius Bar, Apple Morumbi

Av. Roque Petroni Jr., 1089 Vila Gertrudes.

Fui muito bem atendido, foi feita a validação do problema porém, não foi claramente informado sobre o grave problema Flexgate. Deu a sugestão já prevista, procurar a autorizada e foi informou que tem as peças e mesmo que tivesse, ficaria na faixa de 10k, logo...inviável.

ID do caso: *****

Nesta Segunda, fui até a autorizada, fui informado que teria que pagar 70 reais para analise, consciente que o problema é o Flexgate, nem fiz analise, mas fui informado o potencial valor do serviço. 

A troca da bateria, R$ 1879,00 + mão de obra R$ 250, total R$ 2129, e o potencial valor de toca de tela, na faixa de 6mil. daria mais de 8mil. Fui muito bem atendido, e em conversa já sabemos que não compensa ser realizado.

Autorizada - Rua Iaiá, 84, São Paulo, São Paulo, 04542-060.

Novamente entrei em contato com 0800,

Nº do caso: *****

Informei com foi a visita Genius Bar e na autoriza, novamente bem atendido, informei sobre os valores que a autorizada me passou, e mesmo assim fui novamente informado para ir em outras autorizadas, logo, qual é a chance de ter esse problema resolvido com valor justo?

Enfim, posso ir em outra autorizada, mas já fui informado que o potencial valor será média o que fui informado, logo, o que me diz?

Mais uma vez obrigado pela atenção,

[Editado pelo Moderador]

15/08/2025 18:46 em resposta a Matheus_ASilva

Olá, comunidade Apple.

Retomo o assunto do meu post anterior sobre a falha de design "Flexgate" no meu MacBook Pro 15" de 2016. Segui todas as orientações sugeridas e, infelizmente, o problema escalou para uma situação crítica.

Para recapitular, após ter meu caso analisado no Genius Bar e em uma autorizada, onde os valores de reparo (acima de R$ 7.000,00) foram considerados inviáveis para um aparelho com uma falha de design conhecida, passei a usar meu MacBook Pro como uma "CPU" — conectado exclusivamente a um monitor externo.

Contudo, o problema que inicialmente se manifestava na tela interna, agora transformou meu aparelho em um peso de papel.

O Que Aconteceu

O Mac, após alguns dias de uso, passou a desligar sozinho. A tela externa parava de funcionar, a Touch Bar permanecia apagada, e o som dos ventiladores aumentava antes do desligamento abrupto em menos de 3 minutos.

Diante disso, segui uma série de diagnósticos de hardware e software que foram exaustivamente realizados:

• Testes de Reset: Foram feitos diversos resets de SMC e NVRAM, ambos sem sucesso.
  • Modo de Recuperação: Ao tentar acessar o Modo de Recuperação, a tela externa chegava a exibir o logo da Apple, mas apagava antes de carregar o menu.
  • Modo de Segurança: Tentei iniciar no Modo de Segurança, e embora o Mac tenha respondido ao comando inicial, desligou sozinho após alguns minutos.
  • Diagnóstico de Hardware: O teste de diagnóstico da Apple foi realizado e não encontrou falhas, o que é um comportamento esperado para este tipo de problema de design.

O ponto final foi que, ao tentar ligar, o Mac não respondeu a nenhum comando e não apresentou nenhum sinal de vida. Após alguns minutos, ele ligou sozinho, mas a Touch Bar permaneceu apagada e desligou novamente.

Conclusão e Solicitação de Urgência

O diagnóstico final, baseado em todos os testes e no agravamento dos sintomas, é uma falha de hardware grave na placa lógica, que é uma consequência direta do problema de design "Flexgate". A falha, que se manifestava na tela, agora inviabiliza o uso do aparelho como um todo.

Considerando que se trata de uma falha de projeto, e não de mau uso, e que já explorei todas as vias de suporte sem sucesso devido ao alto custo do reparo, venho novamente à comunidade para solicitar um posicionamento e uma solução justa por parte da Apple.

Agradeço a atenção e aguardo um contato com a urgência que a situação exige.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Flexgate - MacBook Pro (15-inch, 2016)

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.