iPhone 14 Pro Max desligando e ficando em modo DFU
Compartilho aqui minha experiência para ajudar quem passa pelo mesmo problema:
Tenho um iPhone 14 Pro Max que funcionou normalmente por quase 1 ano e 9 meses. Um dia, ele parou de ligar completamente, a oficina especializada oficial diagnosticou como defeito na placa e eu teria que pagar cerca de 5 mil reais. (Ele estava em modo DFU permanente)
Após 8 meses desligado, o aparelho voltou a funcionar espontaneamente quando colocado na carga. Foi atualizado para versão 26.0 e ficou 2 meses funcionando porém com algumas falhas de recebimento da rede do eSim.
Pensando em resolver essa falha eu atualizei da versão 26.0 para 26.1. Após isso o aparelho começou a travar e não querer ligar mesmo com o procedimento de forçar o ligamento. Em várias tentativas, percebi que ele só ligava se fosse resfriado por cerca de 20 minutos (colocado no freezer dentro de um plástico para não receber umidade, uma técnica lendária de recuperação temporária de dispositivos eletrônicos — após isso, ligava normalmente, mas voltava a desligar depois de algumas horas.)
Depois de muitos testes, descobri que o comportamento estava diretamente ligado ao uso do eSIM. Com o eSIM ativo, o iPhone desligava e só voltava a ligar após o procedimento lendário do resfriamento. Ao remover o eSIM, o aparelho passou a ligar e funcionar normalmente, sem nenhum travamento ou desligamento.
Posteriormente, inseri um chip físico (SIM card tradicional), para confirmar se era software ou hardware e o funcionamento permaneceu estável, confirmando que a falha era de software.
Solução aplicada:
- Removido o eSIM.
Conclusão:
O defeito aparentemente não é físico, mas sim uma falha de firmware ou inicialização do modem relacionada ao eSIM, que causa desligamentos e falhas de boot.
Quem estiver enfrentando sintomas semelhantes pode testar usar a técnica lendária do resfriamento + forçar o ligamento e então remover o eSIM e utilizar um chip físico para verificar se o problema desaparece.
De nada.
[Título alterado pelo Moderador]
Título Original: iPhone 14 Pro Max desligando e ficando em modo DFU permanente — falha relacionada ao eSIM
iPhone 14 Pro Max