estorno Apple wallet não funciona

Realizei um pagamento no débito no valor de 650 reais em 28/12/2025 com meu cartão do nubank da Apple wallet por aproximação . 2 dias depois, o valor de 510 reais foi estornado pelo vendedor. Tenho todos os comprovantes de compra e de estorno. Todos os dados são compatíveis e confiáveis (o vendedor é um hospital grande em Belo Horizonte). Hoje, dia 05/02/2026 o estorno ainda não caiu e eu nem sei onde reclamar. Meu banco diz que a operadora da Apple é responsável, já que eles nem reconhecem o número do cartão (número que só aparece na Apple wallet quando o cartão físico é cadastrado e validado). Alguém pode me ajudar?

Publicado em 5/02/2026 05:56

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 5/02/2026 07:23

Olá, Carolinapill! aqui é uma comunidade de usuários Apple, ajudando outros usuários Apple.

entenda a sua frustração. Porém, a Apple não processa pagamentos nem retém dinheiro. A responsabilidade final ainda é do banco.

O que você pode fazer:

no aplicativo do seu banco, toque na transação original de R$650, então coloque em reportar problema e anexe o comprovante de estorno.

outra alternativa é entrar em contato direto com a Ouvidoria do banco.

dados importantes que você precisa ter em mãos:

Para que o banco localize o dinheiro, peça ao hospital o código de autorização ou o número do NSU do estorno. Com esse número, o banco é obrigado a rastrear onde o valor foi parado.

mais uma dica:

em seu iPhone, abra o aplicativo Carteira, toque no cartão do Nubank, em seguida toque em mais. Lá você verá os quatro últimos dígitos do número da conta do dispositivo. Confirme se esse é o número que o hospital utilizou para fazer o estorno.

espero ter ajudado!

atenciosamente, Paulo Brook.

Perguntas semelhantes

7 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

5/02/2026 07:23 em resposta a Carolinapill

Olá, Carolinapill! aqui é uma comunidade de usuários Apple, ajudando outros usuários Apple.

entenda a sua frustração. Porém, a Apple não processa pagamentos nem retém dinheiro. A responsabilidade final ainda é do banco.

O que você pode fazer:

no aplicativo do seu banco, toque na transação original de R$650, então coloque em reportar problema e anexe o comprovante de estorno.

outra alternativa é entrar em contato direto com a Ouvidoria do banco.

dados importantes que você precisa ter em mãos:

Para que o banco localize o dinheiro, peça ao hospital o código de autorização ou o número do NSU do estorno. Com esse número, o banco é obrigado a rastrear onde o valor foi parado.

mais uma dica:

em seu iPhone, abra o aplicativo Carteira, toque no cartão do Nubank, em seguida toque em mais. Lá você verá os quatro últimos dígitos do número da conta do dispositivo. Confirme se esse é o número que o hospital utilizou para fazer o estorno.

espero ter ajudado!

5/02/2026 20:30 em resposta a Carolinapill

Então, Carolina!

acredito que o que está acontecendo, é uma falha técnica no Nubank. Provavelmente eles estejam procurando pelo número do seu cartão físico sendo que a compra foi realizada via dan. Já que você tentou o básico e até a Contestação foi sem sucesso, temos que elevar o tom técnico e recorrer às instâncias superiores.

nesse caso, você precisa fazer uma reclamação diretamente no Banco Central. Normalmente após abrir uma reclamação no banco central o Nubank leva no máximo até 48 horas para resolver o seu problema.

você pode entrar diretamente no site do Banco Central, e fazer a reclamação.

Explique o seguinte: realizei uma compra via Apple Pay, o estabelecimento realizou o estorno parcial (digite o número NSU, no cartão virtual terminado em, digite aqui os quatro últimos dígitos que aparecem na Apple Wallet.

O Nubank se recusa a processar o estorno alegando não reconhecer o número gerado pela Apple, o que configura falha na prestação de serviço, uma vez que o banco é o emissor do cartão e responsável pela integração com a carteira digital da Apple.

Em seu iPhone, abre o aplicativo da carteira, toque no cartão do Nubank em seguida no ícone de informações. Em informações, lá você verá o número da conta do dispositivo, tire um print dessa tela. Pois essa é a prova que esse número de cartão que o Nubank diz ser desconhecido na verdade está vinculado com sua conta Nubank. anexe esse print quando você fizer a reclamação.

boa sorte!

5/02/2026 16:35 em resposta a paulobrook

Olá Paulo,

obrigada pela sua resposta. Infelizmente eu já fiz isso que você me relatou. O Banco não reconhece a transação porque ele não reconhece o número do cartão. Já forneci o NSU mas eles não localizam o cartão para onde o estorno foi feito, já que esse numero só aparece para mim no meu aplicativo. O banco abriu uma contestação mas não conseguiu localizar o estorno.

já não sei o que fazer. O hospital me entrega o comprovante com todos os dados. O banco não reconhece o número do cartão cartão gerado no aplicativo da carteira.

estou bastante frustrada.

atenciosamente,

Carolina

6/02/2026 03:02 em resposta a paulobrook

Bom dia Paulo,

muito obrigada pelas informações. Entrarei em contato com o banco central. Eu tenho apenas um último problema. Quando eu faço o print da tela na carteira, o número do cartão é automaticamente ocultado. Eu já havia tentado essa possibilidade quando entrei em contato com o nubank. Eu anexei aqui um print dessa tela. No espaço vazio é aonde aparece na minha tela o número do cartão que o nubank não identifica. Eu não consigo dessa forma, provar que o número do cartão está correto. Você sabe de outra possibilidade depara que eu possa comprovar o número do cartão na carteira?

6/02/2026 06:48 em resposta a Carolinapill

Bom dia, Carolina!

Ah sim, é uma medida de segurança da Apple mesmo. Mas não se preocupe, você não precisa do print para validar a informação. O importante, é você ter esses quatro últimos dígitos anotados. basta você informar esses números manualmente, como o número da conta do dispositivo, (DAN). Isso comprova a ligação com a sua conta, mesmo sem o print. Além disso esse número é rastreável.

tenha um ótimo dia!

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

estorno Apple wallet não funciona

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.