estorno Apple wallet não funciona

Realizei um pagamento no débito no valor de 650 reais em 28/12/2025 com meu cartão do nubank da Apple wallet por aproximação . 2 dias depois, o valor de 510 reais foi estornado pelo vendedor. Tenho todos os comprovantes de compra e de estorno. Todos os dados são compatíveis e confiáveis (o vendedor é um hospital grande em Belo Horizonte). Hoje, dia 05/02/2026 o estorno ainda não caiu e eu nem sei onde reclamar. Meu banco diz que a operadora da Apple é responsável, já que eles nem reconhecem o número do cartão (número que só aparece na Apple wallet quando o cartão físico é cadastrado e validado). Alguém pode me ajudar?

Publicado em 5/02/2026 00:56

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 5/02/2026 02:23

Olá, Carolinapill! aqui é uma comunidade de usuários Apple, ajudando outros usuários Apple.

entenda a sua frustração. Porém, a Apple não processa pagamentos nem retém dinheiro. A responsabilidade final ainda é do banco.

O que você pode fazer:

no aplicativo do seu banco, toque na transação original de R$650, então coloque em reportar problema e anexe o comprovante de estorno.

outra alternativa é entrar em contato direto com a Ouvidoria do banco.

dados importantes que você precisa ter em mãos:

Para que o banco localize o dinheiro, peça ao hospital o código de autorização ou o número do NSU do estorno. Com esse número, o banco é obrigado a rastrear onde o valor foi parado.

mais uma dica:

em seu iPhone, abra o aplicativo Carteira, toque no cartão do Nubank, em seguida toque em mais. Lá você verá os quatro últimos dígitos do número da conta do dispositivo. Confirme se esse é o número que o hospital utilizou para fazer o estorno.

espero ter ajudado!

atenciosamente, Paulo Brook.

7 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

5/02/2026 02:23 em resposta a Carolinapill

Olá, Carolinapill! aqui é uma comunidade de usuários Apple, ajudando outros usuários Apple.

entenda a sua frustração. Porém, a Apple não processa pagamentos nem retém dinheiro. A responsabilidade final ainda é do banco.

O que você pode fazer:

no aplicativo do seu banco, toque na transação original de R$650, então coloque em reportar problema e anexe o comprovante de estorno.

outra alternativa é entrar em contato direto com a Ouvidoria do banco.

dados importantes que você precisa ter em mãos:

Para que o banco localize o dinheiro, peça ao hospital o código de autorização ou o número do NSU do estorno. Com esse número, o banco é obrigado a rastrear onde o valor foi parado.

mais uma dica:

em seu iPhone, abra o aplicativo Carteira, toque no cartão do Nubank, em seguida toque em mais. Lá você verá os quatro últimos dígitos do número da conta do dispositivo. Confirme se esse é o número que o hospital utilizou para fazer o estorno.

espero ter ajudado!

5/02/2026 15:30 em resposta a Carolinapill

Então, Carolina!

acredito que o que está acontecendo, é uma falha técnica no Nubank. Provavelmente eles estejam procurando pelo número do seu cartão físico sendo que a compra foi realizada via dan. Já que você tentou o básico e até a Contestação foi sem sucesso, temos que elevar o tom técnico e recorrer às instâncias superiores.

nesse caso, você precisa fazer uma reclamação diretamente no Banco Central. Normalmente após abrir uma reclamação no banco central o Nubank leva no máximo até 48 horas para resolver o seu problema.

você pode entrar diretamente no site do Banco Central, e fazer a reclamação.

Explique o seguinte: realizei uma compra via Apple Pay, o estabelecimento realizou o estorno parcial (digite o número NSU, no cartão virtual terminado em, digite aqui os quatro últimos dígitos que aparecem na Apple Wallet.

O Nubank se recusa a processar o estorno alegando não reconhecer o número gerado pela Apple, o que configura falha na prestação de serviço, uma vez que o banco é o emissor do cartão e responsável pela integração com a carteira digital da Apple.

Em seu iPhone, abre o aplicativo da carteira, toque no cartão do Nubank em seguida no ícone de informações. Em informações, lá você verá o número da conta do dispositivo, tire um print dessa tela. Pois essa é a prova que esse número de cartão que o Nubank diz ser desconhecido na verdade está vinculado com sua conta Nubank. anexe esse print quando você fizer a reclamação.

boa sorte!

5/02/2026 11:35 em resposta a paulobrook

Olá Paulo,

obrigada pela sua resposta. Infelizmente eu já fiz isso que você me relatou. O Banco não reconhece a transação porque ele não reconhece o número do cartão. Já forneci o NSU mas eles não localizam o cartão para onde o estorno foi feito, já que esse numero só aparece para mim no meu aplicativo. O banco abriu uma contestação mas não conseguiu localizar o estorno.

já não sei o que fazer. O hospital me entrega o comprovante com todos os dados. O banco não reconhece o número do cartão cartão gerado no aplicativo da carteira.

estou bastante frustrada.

atenciosamente,

Carolina

5/02/2026 22:02 em resposta a paulobrook

Bom dia Paulo,

muito obrigada pelas informações. Entrarei em contato com o banco central. Eu tenho apenas um último problema. Quando eu faço o print da tela na carteira, o número do cartão é automaticamente ocultado. Eu já havia tentado essa possibilidade quando entrei em contato com o nubank. Eu anexei aqui um print dessa tela. No espaço vazio é aonde aparece na minha tela o número do cartão que o nubank não identifica. Eu não consigo dessa forma, provar que o número do cartão está correto. Você sabe de outra possibilidade depara que eu possa comprovar o número do cartão na carteira?

6/02/2026 01:48 em resposta a Carolinapill

Bom dia, Carolina!

Ah sim, é uma medida de segurança da Apple mesmo. Mas não se preocupe, você não precisa do print para validar a informação. O importante, é você ter esses quatro últimos dígitos anotados. basta você informar esses números manualmente, como o número da conta do dispositivo, (DAN). Isso comprova a ligação com a sua conta, mesmo sem o print. Além disso esse número é rastreável.

tenha um ótimo dia!

estorno Apple wallet não funciona

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.