Haptic Feedback do trackpad do MacBook Air (2017) parou de funcionar

Olá!

Tenho um MacBook Air de 2017 que, sem nenhuma razão, parou com o funcionamento do haptic feedback no trackpad. O problema aconteceu depois da retomada do uso do aparelho após repouso (com tela fechada).

O Trackpad funciona perfeitamente, consigo mover o cursor e clicar sem nenhum problema.

Mas, sinto falta daquele clique mais forte e da sensação que eu tinha com o uso habitual.

Como faço para resolver? Alguém passa por alguma coisa semelhante?

Aparentemente as configurações de força no clique nas preferências do sistema sumiram, só me restaram três opções, incluindo a de poder marcar a caixa com "tocar para clicar".

Alguém pode me ajudar?

Serie esse um problema do MacOS 11.0.1?

Estou com o Big Sur instalado, e até então, não estava tudo funcionando perfeitamente.

MacBook Air 13″, macOS 11.0

Publicado em 27/11/2020 12:59

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 30/12/2020 10:29

Pessoal, resolvi o problema!

Fiz uma rápida limpeza no equipamento e, por alguma razão, tudo voltou a funcionar como deveria. Não tenho exatamente ideia do que aconteceu, mas certamente os comentários do Rafael_Scheid foram úteis e me ajudaram.

Eu ia abrir a máquina para fazer uma manutenção ainda mais invasiva, mas não houve necessidade. Aparentemente a bateria não "estufou" e não emperrou o Trackpad.

Agradeço pelo apoio e gostaria de ressaltar que o problema não é da atualização do MacOS 11.0.1 (Big Sur).

Como informado, o MacBook Air de 2017 não apresenta Force Touch Trackpad, e, portanto, minhas hipóteses inicias estavam erradas.

Para os usuários do mesmo equipamento que estão com o mesmo problema, façam o seguinte: façam uma limpeza superficial do notebook, especialmente nas "quinas" do trackpad. Alguns cliques em toda a área do trackpad também ajuda a identificar se há alguma coisa emperrando o funcionamento, portanto, vale a pena a tentativa para investigar algum problema no acionamento do componente.

Não mais, desejo um feliz ano novo e um feliz natal (atrasado) para todos os usuários.

Que 2021 seja um ano repleto de boas novas e prosperidade!

Att.

10 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

30/12/2020 10:29 em resposta a MacOS_user

Pessoal, resolvi o problema!

Fiz uma rápida limpeza no equipamento e, por alguma razão, tudo voltou a funcionar como deveria. Não tenho exatamente ideia do que aconteceu, mas certamente os comentários do Rafael_Scheid foram úteis e me ajudaram.

Eu ia abrir a máquina para fazer uma manutenção ainda mais invasiva, mas não houve necessidade. Aparentemente a bateria não "estufou" e não emperrou o Trackpad.

Agradeço pelo apoio e gostaria de ressaltar que o problema não é da atualização do MacOS 11.0.1 (Big Sur).

Como informado, o MacBook Air de 2017 não apresenta Force Touch Trackpad, e, portanto, minhas hipóteses inicias estavam erradas.

Para os usuários do mesmo equipamento que estão com o mesmo problema, façam o seguinte: façam uma limpeza superficial do notebook, especialmente nas "quinas" do trackpad. Alguns cliques em toda a área do trackpad também ajuda a identificar se há alguma coisa emperrando o funcionamento, portanto, vale a pena a tentativa para investigar algum problema no acionamento do componente.

Não mais, desejo um feliz ano novo e um feliz natal (atrasado) para todos os usuários.

Que 2021 seja um ano repleto de boas novas e prosperidade!

Att.

29/11/2020 14:09 em resposta a MacOS_user

Em um trackpad com Force Touch, quando desligado, não há absolutamente nenhum click, uma vez que é uma peça fixa, sem movimento.

No seu Mac realmente não há Force Touch. A tecnologia foi introduzida no Air em 2018 com o redesign do modelo.

Verifique se não houve algo com a bateria, se ela está estufando ou algo assim, pressionando o trackpad e prejudicando o funcionamento.

27/11/2020 14:10 em resposta a DaveGrohl666

Olá, Dave!

Muito obrigado pelas boas-vindas.

Talvez você não tenha entendido minha dúvida, mas o problema não é sobre como usar, e sim, que o trackpad parou de funcionar sem causa aparente.

Talvez outro usuário possa me ajudar com mais precisão.

Pelo que vi nos fóruns em inglês, existem pessoas que estão com o mesmo problema que eu.

Parece ser um problema com software, imagino.

Se alguém mais puder continuar a discussão, seria ótimo.

Att.

27/11/2020 15:48 em resposta a DaveGrohl666

Olá, Dave!

Entendo perfeitamente que minha dúvida pode não ser respondida de imediato, esse não é o ponto (sequer exigi qualquer tipo urgência ou demanda por parte da comunidade). Acima só quis reforçar que a minha dúvida não era sobre como utilizar o recurso, e sim que o próprio recurso apresentou um tipo de defeito/alteração no seu funcionamento. Independentemente da precisão do texto, não era disso que se tratava. Quis reforçar isso para que novas soluções/ideias sejam levantadas aqui.

Não se trata sobre manual, modo de uso e nem de mexer em toda configuração do sistema, até porque, tirando isso, tudo está perfeito. Essas informação não agregam na solução, e me parecem, um tipo de resposta mecânica e sem propósito. Portanto, também não entendi essas colocações.

Sobre postar aqui:

1) Nos fóruns em inglês só houve uma solução que consistia em reiniciar o sistema desligando-o, pressionando e mantendo o botão power. Funcionou para algumas pessoas e para outras não (meu caso). Isso fez com que lá ainda não se tenha uma solução. Aparentemente, o problema ocorre quando não desligamos o computador (MacBook) e voltamos a utilizá-lo de imediato, após ele ter entrado em "descanso" com a "tela fechada". Isso me faz entender que o problema está relacionado com o software e as novas atualizações do sistema, que de alguma forma, alteram o funcionamento do trackpad.

2) A intenção foi iniciar uma interação/página em português, tanto para saber se existem outras pessoas com o mesmo problema, quanto para conseguir criar uma página na nossa língua sobre a solução desse mal funcionamento, que acontece em vários modelos diferentes de MacBooks, pelo que andei pesquisando. Outras pessoas podem precisar desse conteúdo e não ter domínio da língua inglesa. Por isso, acho válida a existência deste tópico.

3) Reinstalar o sistema ou fazer backup são soluções drásticas para um problema relativo pequeno. Vou perder muito tempo para fazer isso e eu não desejo reinstalar tudo, a não ser em última instância. Então, pelo menos para mim, volto para estaca 0. Como você disse, é o "óbvio", mas que me compromete, no mínimo tempo (além das novas funcionalidades do sistema, que eu gostei bastante).

Se eu encontrar a solução, posto aqui para ajudar os interessados.

Tentarei manter todos informados.

Att.

29/11/2020 14:04 em resposta a Rafael_Scheid

Olá Rafael!

Obrigado por responder e participar.

Eu estou com essa dúvida, para falar a verdade. Se eu não me engano, me recordo bem das configurações de intensidade do clique (que sumiram com essa última atualização). Eu tenho quase certeza que o clique não é físico, eu sinto ele, mas ele está bem leve, diferente do que era.

Acredito que se ele fosse físico, eu conseguiria apertar independentemente do computador ligado ou desligado, ou não?

27/11/2020 14:46 em resposta a MacOS_user

Ola MacOS_user

A precisao sao dos artigos, se o mesmo nao foi resolvido como voce lhe disse, que "perdeu"de uma hora pra outra a funcao Haptic Feedback do trackpad do MacBook Air (2017) parou de funcionar aconselho voce a algumas etapas

1º procura a resposta na Official Apple Support Community em ingles apenas

2º Voltar nos Foruns em ingles que voce achou pessoas com o mesmo "problema" que voce

Pelo que vi nos fóruns em inglês, existem pessoas que estão com o mesmo problema que eu

3º Aqui sao usuarios iguais eu e voce entao pode ser que sua resposta nao seja respondida de imediato igual esta sendo no momento

E por ultimo se quiser opiniao da propria Apple, fale com suporte pra ver se tem algo relacionado Haptic Feedback do trackpad do MacBook Air

Conselho de usuario como tu, se achas que e software mesmo, faca isso uma vez que voce ja deve ter mexido em toda configuracao do Mac correto? e ate olhou o manual do usuario correto Manual do Usuário do macOS - Suporte da Apple?

Fazer backup do Mac com Time Machine - Suporte da Apple

Como reinstalar o macOS usando a Recuperação do macOS - Suporte da Apple e veja se e resolvido

Se quiser fazer OBVIO ok

Boa noite e boa sexta feira

Atenciosamente

DaveGrohl666

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Haptic Feedback do trackpad do MacBook Air (2017) parou de funcionar

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.