Problema na placa lógica do Macbook Pro 15" Touch Bar 2018

Possuo um Macbook Pro 15" Touch bar (2018). Dois dias atrás estava utilizando-o, quando de repete ele apagou do nada. Fiz todas as tentativas recomendadas pelo suporte, mas ele não voltou a funcionar. Levei no dia seguinte até a assistência autorizada de minha cidade e hoje recebi a notícia que será preciso realizar a troca de MLB. Para facilitar, o técnico me informou que seria preciso trocar a placa lógica do aparelho. R$6320,00 é custo para troca desta peça. Não me foi informado o motivo que levou a esse acontecido, visto que é um produto consideravelmente novo e que recebe um cuidado que só que tem um pra entender o que estou falando. O Produto não teve absolutamente nenhum contato com água nem outro líquido, não recebeu nenhum impacto, queda, e nem estava ligado a tomada alimentação no momento do ocorrido. Pesquisando, encontrei vários casos com problema semelhante e até no mesmo modelo que o meu. Não entendo porque a Apple não abriu um recall para substituição desta peça. Já li que o Catalina causou diversos problemas e que um problema de software fazia a ventoinha parar de funcionar. São inúmeros casos semelhantes ao meu e agora não sei o que fazer.

[Título alterado pelo Moderador]

Publicado em 12/05/2021 17:49

Responder

Perguntas semelhantes

5 respostas

13/05/2021 07:14 em resposta a gustavo31

gustavo31,

Eu sei como é frustrante, também já tive problemas com meus dispositivos. Você pode sempre buscar uma segunda opinião. O que posso indicar aqui é procurar outra loja oficial caso queira uma segunda avaliação e deixar o registro da sua insatisfação na página da fabricante, feedback. Também pode ligar no AppleCare através do 0800 761 0880 e abrir um caso e aguardar uma resposta formal. No mais, desejo sorte na resolução do seu problema.

Outra dica que dou é manutenção preventiva. Uma limpeza interna por ano geralmente é necessário dependendo do ambiente de uso. Acúmulo de poeira, sujeira interna pode gerar problemas quando associado a umidade e por um longo período.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

iSetup - Consultoria Técnica Apple

12/05/2021 21:33 em resposta a gustavo31

Sim, afirmo que é achismo baseado no seu próprio relato. Você nem ao menos sabe desses casos se ouve dano elétrico, líquido, impactos, etc. Certamente em um computador onde basicamente é tudo na placa lógica, a troca vai ser da placa lógica. Não quis desmerecer ninguém. Se se sentiu assim peço-lhe desculpas, mas não foi essa intenção. Apenas quis pontuar baseado nas informações que você trouxe e dizer que a Apple quando lança um Programa de Serviço é após muita investigação. Além do que rumores não são permitidos aqui pelas regras das Comunidades.

Deixei o link do feedback, que acredito ser mais eficaz nesses casos para que a Apple receba as informações de usuários como você e melhore seus processos caso seja essa a situação. No mais, estou aqui para ajudar e indicar os canais adequados e procedimentos oficiais de reparo.

As assistências normalmente vão identificar a peça a ser substituída e não investigar o motivo que ocasionou o problema, com exceção dos casos onde é visível ponto de queima, oxidações, dano por líquido, adulteração, etc. Fora isso, uma placa funcionando é uma não funcionando, visualmente falando são semelhantes e não há distinção para apontar a causa do problema. Investigação de causas, muito provavelmente é feita pela fabricante para análises e melhorias de processos.

12/05/2021 18:10 em resposta a gustavo31

Boa noite gustavo31,

Lamento pelo que ocorreu com seu MacBook. Você está levantando suposições baseados em relatos de clientes na internet. Você não sabe de fato o que aconteceu em cada caso. A Apple costuma liberar Programa de Serviços da Apple quando entende que há uma falha no processo de fabricação. Isso não é por puro achismo ou por relatos na internet. Isso normalmente ocorre após ampla investigação. Se seu produto não está funcionando e foi avaliado que há a necessidade de troca da peça e você não concorda, poderá buscar uma segunda opinião. No mais, realmente a solução é a troca da peça, e quando fora de garantia há custo. Se não estiver satisfeito com seu produto você pode deixar seu feedback em www.apple.com/feedback.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

iSetup - Consultoria Técnica Apple

12/05/2021 19:36 em resposta a FelipeLapolli

Não, Felipe, não é achismo, nem suposições. Quanto a achismos e suposições encontrei várias matérias a respeito desse problema em sites de tecnologia. O que vi foram casos de usuários de Mac igual a mim, com o mesmo modelo que o meu e a placa queimou 3 vezes. Aqui na comunidade tem vários casos como este também. Quando você fala deste jeito, você está desmerecendo o usuário. E de que é construída essa comunidade se não dos relatos dos usuários? Pra você é muito fácil falar, mas oh, só pra te dizer eu sou fascinado pela Apple e você não sabe o quanto eu tive que me esforçar pra ter esse Mac e o quanto eu cuidava dele. Amanhã estou indo na assistência pra tentar entender o que pode ter ocorrido pra esse desgaste precoce da placa, pois por enquanto o laudo que recebi consta apenas que preciso fazer a reposição e pagar por ela, já que não está na garantia.

13/05/2021 06:58 em resposta a FelipeLapolli

Respondendo a sua pergunta, acabei de voltar da assistência e não foi encontrado dano elétrico, líquido nem

impactos. Ela simplesmente parou de funcionar. Um dia que você precisar de resposta pra algo que precisa saber e não encontrar você vai entender o que estou sentindo.

No mais, obrigado pelo seu grande apoio e a excelente colaboração pra essa comunidade. Ótimo dia!

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Problema na placa lógica do Macbook Pro 15" Touch Bar 2018

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.