Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

Problema na placa lógica do Macbook Pro 15" Touch Bar 2018

Possuo um Macbook Pro 15" Touch bar (2018). Dois dias atrás estava utilizando-o, quando de repete ele apagou do nada. Fiz todas as tentativas recomendadas pelo suporte, mas ele não voltou a funcionar. Levei no dia seguinte até a assistência autorizada de minha cidade e hoje recebi a notícia que será preciso realizar a troca de MLB. Para facilitar, o técnico me informou que seria preciso trocar a placa lógica do aparelho. R$6320,00 é custo para troca desta peça. Não me foi informado o motivo que levou a esse acontecido, visto que é um produto consideravelmente novo e que recebe um cuidado que só que tem um pra entender o que estou falando. O Produto não teve absolutamente nenhum contato com água nem outro líquido, não recebeu nenhum impacto, queda, e nem estava ligado a tomada alimentação no momento do ocorrido. Pesquisando, encontrei vários casos com problema semelhante e até no mesmo modelo que o meu. Não entendo porque a Apple não abriu um recall para substituição desta peça. Já li que o Catalina causou diversos problemas e que um problema de software fazia a ventoinha parar de funcionar. São inúmeros casos semelhantes ao meu e agora não sei o que fazer.




[Título alterado pelo Moderador]

Publicado em 12/05/2021 21:49

Responder
5 respostas

12/05/2021 22:10 em resposta a gustavo31

Boa noite gustavo31,


Lamento pelo que ocorreu com seu MacBook. Você está levantando suposições baseados em relatos de clientes na internet. Você não sabe de fato o que aconteceu em cada caso. A Apple costuma liberar Programa de Serviços da Apple quando entende que há uma falha no processo de fabricação. Isso não é por puro achismo ou por relatos na internet. Isso normalmente ocorre após ampla investigação. Se seu produto não está funcionando e foi avaliado que há a necessidade de troca da peça e você não concorda, poderá buscar uma segunda opinião. No mais, realmente a solução é a troca da peça, e quando fora de garantia há custo. Se não estiver satisfeito com seu produto você pode deixar seu feedback em www.apple.com/feedback.


Espero ter ajudado!

Atenciosamente,


Felipe Lapolli

iSetup - Consultoria Técnica Apple

12/05/2021 23:36 em resposta a FelipeLapolli

Não, Felipe, não é achismo, nem suposições. Quanto a achismos e suposições encontrei várias matérias a respeito desse problema em sites de tecnologia. O que vi foram casos de usuários de Mac igual a mim, com o mesmo modelo que o meu e a placa queimou 3 vezes. Aqui na comunidade tem vários casos como este também. Quando você fala deste jeito, você está desmerecendo o usuário. E de que é construída essa comunidade se não dos relatos dos usuários? Pra você é muito fácil falar, mas oh, só pra te dizer eu sou fascinado pela Apple e você não sabe o quanto eu tive que me esforçar pra ter esse Mac e o quanto eu cuidava dele. Amanhã estou indo na assistência pra tentar entender o que pode ter ocorrido pra esse desgaste precoce da placa, pois por enquanto o laudo que recebi consta apenas que preciso fazer a reposição e pagar por ela, já que não está na garantia.

13/05/2021 11:14 em resposta a gustavo31

gustavo31,


Eu sei como é frustrante, também já tive problemas com meus dispositivos. Você pode sempre buscar uma segunda opinião. O que posso indicar aqui é procurar outra loja oficial caso queira uma segunda avaliação e deixar o registro da sua insatisfação na página da fabricante, feedback. Também pode ligar no AppleCare através do 0800 761 0880 e abrir um caso e aguardar uma resposta formal. No mais, desejo sorte na resolução do seu problema.


Outra dica que dou é manutenção preventiva. Uma limpeza interna por ano geralmente é necessário dependendo do ambiente de uso. Acúmulo de poeira, sujeira interna pode gerar problemas quando associado a umidade e por um longo período.


Espero ter ajudado!

Atenciosamente,


Felipe Lapolli

iSetup - Consultoria Técnica Apple

13/05/2021 01:33 em resposta a gustavo31

Sim, afirmo que é achismo baseado no seu próprio relato. Você nem ao menos sabe desses casos se ouve dano elétrico, líquido, impactos, etc. Certamente em um computador onde basicamente é tudo na placa lógica, a troca vai ser da placa lógica. Não quis desmerecer ninguém. Se se sentiu assim peço-lhe desculpas, mas não foi essa intenção. Apenas quis pontuar baseado nas informações que você trouxe e dizer que a Apple quando lança um Programa de Serviço é após muita investigação. Além do que rumores não são permitidos aqui pelas regras das Comunidades.


Deixei o link do feedback, que acredito ser mais eficaz nesses casos para que a Apple receba as informações de usuários como você e melhore seus processos caso seja essa a situação. No mais, estou aqui para ajudar e indicar os canais adequados e procedimentos oficiais de reparo.


As assistências normalmente vão identificar a peça a ser substituída e não investigar o motivo que ocasionou o problema, com exceção dos casos onde é visível ponto de queima, oxidações, dano por líquido, adulteração, etc. Fora isso, uma placa funcionando é uma não funcionando, visualmente falando são semelhantes e não há distinção para apontar a causa do problema. Investigação de causas, muito provavelmente é feita pela fabricante para análises e melhorias de processos.

13/05/2021 10:58 em resposta a FelipeLapolli

Respondendo a sua pergunta, acabei de voltar da assistência e não foi encontrado dano elétrico, líquido nem

impactos. Ela simplesmente parou de funcionar. Um dia que você precisar de resposta pra algo que precisa saber e não encontrar você vai entender o que estou sentindo.

No mais, obrigado pelo seu grande apoio e a excelente colaboração pra essa comunidade. Ótimo dia!

Problema na placa lógica do Macbook Pro 15" Touch Bar 2018

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.