Pane total IPhone XR 128GB 17 meses de uso
Sou usuário de iPhones há aproximadamente 18 meses, quando pude adquirir pela primeira vez um telefone da Apple, em janeiro de 2020. Como um aficionado por tecnologia, queria um telefone que fosse ótimo nos quesitos de hardware e software, que tivesse atualizações constantes de seu sistema operacional, e me entregasse uma excelente experiência em fotos. Além disso, juntando toda a tecnologia com meus valores de sustentabilidade e redução dos impactos causados pela população humana no planeta, e com o que minhas economias permitiram na época, comprei um iPhone XR 128GB. Minha expectativa era que o aparelho duraria pelo menos 5 anos, e que ao final desse tempo eu pudesse fazer uma substituição consciente, devolvendo meu antigo aparelho em troca de um desconto na aquisição de um novo e mais moderno. Infelizmente minha história com esse aparelho não foi tão romântica quanto eu esperava. Nos primeiros meses de uso ocorriam constantes travamentos no aparelho. Na época eu julgava que eram normais e poderia ser algum problema no software. Realmente, após uma atualização esses problemas passaram a ser muito menos frequentes. Como usuário de outros sistemas operacionais, eu julgava aquilo normal, e acabei por não entrar em contato com a Apple para verificar se havia algum problema. Mas em um certo dia, ao abrir um aplicativo de banco (Nubank), ele apagou, ficando com a tela preta. Como já havia feito antes, fiz um processo de inicialização forçada, pressionando as teclas volume para cima, volume para baixo e bloqueio. Após várias tentativas, fui à internet buscar outras informações e testei todas as orientações contidas na página de suporte da Apple “Se o iPhone não ligar ou estiver com a tela congelada”. Meu telefone é utilizado tanto para tarefas pessoais quanto para tarefas profissionais. Como a garantia do aparelho tinha acabado há alguns meses, levei o mesmo a uma assistência técnica chamada iHelpU, pois no município de Pelotas não há assistência autorizada, ficando a mais próxima a aproximadamente 300 km, uma viagem de quase 4 horas, devido minha urgência de reparo no mesmo para poder continuar minhas atividades com meu aparelho. Nesse local, foi diagnosticado um problema na placa lógica. Após esse diagnóstico, entrei em contato com o 0800 da Apple. Fui informado que poderia mandar o aparelho para a assistência, mas que eu deveria recolher uma taxa para o reparo do mesmo, que era de aproximadamente R$ 3.200,00. Muito chateado, e sem esperança de conserto, acabei por adquirir um novo aparelho, acrescentando um valor ao quanto custaria esse reparo (essa aquisição teve de ser feita em 12 parcelas, pois não havia me programado com a aquisição de um novo aparelho nesse momento). Em momento posterior, acabei por levar o equipamento em uma assistência autorizada para que fosse realizado um diagnóstico por uma loja autorizada. Todos os comprovantes de avaliação do aparelho seguem em anexo.
Esse relato é um desabafo e um decepção com a companhia, uma vez que os valores que lá no início me faziam desejar fazer parte dos usuários da Apple não foram respeitados, pois:
1 - um bem durável durou apenas aproximadamente 1 ano e 5 meses sem nenhum vício de uso pelo usuário (todas as recomendações foram observadas, o aparelho foi usado com capa de proteção, não possui marcas de quedas, não foi exposto à água - indicador de umidade apresentava-se intacto);
2 - o aparelho não foi aceito em uma loja iPlace para troca pois o aparelho não ligava;
3 - o SAC não permitiu que eu enviasse o aparelho para avaliação, pois esse serviço só é realizado presencialmente em lojas autorizadas. A única forma de aceite do aparelho era para reparo com substituição do mesmo, com valor de troca de aparelho de aproximadamente R$ 3.200,00;
4 - estou com o aparelho em casa, sem poder inseri-lo no ciclo de produção para aproveitamento dos materiais utilizados na fabricação de novos aparelhos para reutilização e reciclagem de peças.
5 - Fiz avaliação em loja física para obter diagnóstico que exigiu deslocamento geográfico, gastos financeiros e de tempo, indo de encontro às preconizadas metas de redução do uso do Carbono, além disso, não houve diagnóstico conclusivo do erro que ocorreu no aparelho. Essa detecção poderia causar uma grande impressão de engenharia para detectar possíveis falhas em outros dispositivos.
Algumas imagens do dispositivo seguem em anexo.
Gostaria que a Apple apresentasse um posicionamento a respeito da situação narrada.
Sem mais por ora,
iPhone XR, iOS 14