Atualização Monterrey danificou o aparelho
Nesta segunda-feira, 1/11/21, após o dia de trabalho, coloquei o MacBook Pro 15" para atualizar o Sistema Big Sur pra Monterrey. O computador é muito potente. Apesar de ser o modelo 2018, ele foi comprado novo em 2020. São 2.9GHZ, I9, 32GB/2TB.
Após o primeiro ciclo da instalação, percebi que o computador reiniciou e não ligou mais.
Tentei todas as manobras de funcionamento sugeridas pela Apple, como a combinação de teclas Command, Shift, Control, e etc e o botão de ligar. Nenhum resultado.
Então, acionei o suporte da Apple e na manhã seguinte, a atendente que me ligou, tentou fazer os mesmos procedimentos e nada.
Então, fui encaminhado para a assistência técnica autorizada da Apple, iPlace no Pátio Savassi, em Belo Horizonte.
O técnico que me atendeu, tentou os mesmos procedimentos que já havíamos feito desde o início e mais uma vez sem sucesso, disse que o computador teria que ficar para a avaliação técnica, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 190,00 que deveria ser paga naquele momento em que estava deixando o computador.
Hoje, um dia após, recebi o e-mail com o orçamento para o serviço.
16802 - PC.REP.MLB, 2.9GHZ, I9, 32GB/2TB(UV661-10035) - R$ 6.499,00
15291 - PC. REP.TOUCH ID (661-10344) - R$ 799,00
a vista: R$ 6.568,20
até 10 vezes: R$ 7.298,00
O valor total do conserto do produto, além de absurdamente caro, é um completo absurdo, tendo em vista que o problema foi causado por uma atualização de software obrigatória, permitida e teoricamente compatível para instalação no notebook.
Preciso da ajuda de vocês, pois a máquina é uma ferramenta de trabalho essencial no meu dia-a-dia.
Essa atualização está acabando com o ganha pão de muitas pessoas. Vamos divulgar, pois a Apple até o momento não tomou nenhuma providência de suspender essa atualização.
MacBook Pro 15″, macOS 11.6