Bateria do MacBook Pro 13 expandiu
Comprei meu Mac no Reino Unido em 30/01/2017. Notei sexta passada uma abertura na lateral próxima da entrada dos cabos de carregamento da bateria. Estufou a lateral do computador e entrei em contato no mesmo dia com a Apple do Brasil para saber o que poderia ser. A atendente Thais recomendou que levasse a autorizada Apple em minha cidade, mas que, caso não fizesse o backup não deixasse o notebook por la.
Ao levar o notebook na data de hoje (25/09/2023) o rapaz chamado Lucas me disse que o problema de fato será a bateria estufando e que o valor para o conserto seria de R$2.090,00 (dois mil e noventa reais), que a garantia deles por serviço era de apenas 90 dias, e que alem da bateria o serviço incluiria troca de parte do teclado, trackpad, e outros componentes internos. O problema é que, como salientei ao telefone com a própria Apple depois de chegar em casa, que não tenho como saber se as peças que vão utilizar são novas ou remanufaturadas e tiradas de outros computadores. Corro o risco de pagar por um serviço com uma garantia de tempo irrisória e caro para os padrões nacionais, sendo que o mesmo reparo no exterior tem um custo aproximado de 160 dolares. Se eu não trocar, corro o risco de perder todos os meus dados de trabalho, dados pessoais e o custo de um computador a ser adquirido do zero tendo em vista o alto custo do mesmo aqui no Brasil, além inclusive, do risco de incêndio ou curto circuito com danos materiais e/ou físicos.
De acordo com o site Macworld, a própria apple reconheceu que o mesmo problema que afetou diversos macs de 15 polegadas poderiam também ocorrer nos macs de 13 polegadas. Entendo que tal fato é um vicio redibitório, inerente ao próprio lote do produto, e que, como constatei esse fato apenas ha 3 dias, deveria ser amparado pela legislação nacional, em que pese a aquisição ter se dado em uma viagem fora do país.
Segue print de tela inclusive do referido site onde a própria apple segundo eles, reconhece que o problema pode ocorrer em que pese ser mais comum nos macs de 15 polegadas.
Segue ainda o link dessa mesma pagina printada. As baterias ainda de acordo com esse site, deveriam ser repostas sem custo ao consumidor.
Gostaria de uma posição mais oficial e responsável por parte da empresa e também saber se alguém mais teve esse tipo de problema.
Atenciosamente,
Karina.
[Título alterado pelo Moderador]
MacBook Pro (2017 – 2020)