Trackpad e Teclado Integrado travados

Pessoal,

Tenho um Macbook Pro Retina de 13 polegadas (2015) que estava funcionando normalmente até o dia 14/05, sem a ocorrência de nenhuma queda ou qualquer tipo de impacto. Ocorre que, nesse dia, após eu colocar o Mac em repouso (fechando a tela) e, 30 minutos depois, tirar do repouso (abrindo a tela), o Trackpad e o Teclado Integrado pararam de funcionar, ficando travados. Somente consigo mexer no Macbook utilizando um Teclado e um Mouse USB.

Levei à assistência técnica autorizada da Apple, cujo diagnóstico foi cobrado no valor de R$ 200,00 e, no dia 22/05, recebi diagnóstico referindo o seguinte: "EFETUADA REDEFINIÇÃO DO CONTROLADOR DE GESTÃO DO SISTEMA DA PLACA E REPOSICIONAMENTO DOS CABOS DO TECLADO/TRACKPAD NA PLACA LÓGICA. APÓS ESTES PROCEDIMENTOS, O APARELHO FOI SUBMETIDO A TESTES EM LABORATÓRIO E NÃO FORAM APRESENTADOS PROBLEMAS COM O TECLADO E O TRACKPAD OU OUTROS PROBLEMAS DE HARDWARE. EFETUADOS TESTES DE USO CONTÍNUO E TESTES ATRAVÉS DO SISTEMA DE DIAGNÓSTICO DE HARDWARE DA APPLE E O EQUIPAMENTO FOI APROVADO EM TODOS OS TESTES. MACBOOK DISPONÍVEL PARA RETIRADA SEM REPARO NECESSÁRIO."

No dia 22/05, fui retirar o Macbook e, para a minha surpresa, o teclado e o trackpad continuavam travados. Portanto, não retirei o Mac da assistência.

No dia 27/05, após insistentes tentativas de contato para verificar o ocorrido, o técnico responsável me enviou o seguinte e-mail: "Eu falei com você mais cedo pelo telefone, sou o *****, eu que vou ficar acompanhando o seu caso, eu reposicionei os cabos novamente e a sua maquina voltou a funcionar, tentei o contato com o suporte apple para ter uma ajuda no seu diagnostico, pois e um caso bem atípico e não queremos lhe passar um diagnostico errado, peço desculpas pela demora mas amanha entro em contato com você novamente depois de ter falado com o suporte."

Surpreso com o e-mail e com atendimento da assistência, afinal, além de um diagnóstico supostamente errado, já havia extrapolado o prazo máximo de 10 dias úteis para diagnóstico.

No dia 28/05, o mesmo técnico me enviou outro e-mail referindo: "Conversei com o suporte Apple agora pouco e os mesmos me disseram que é provável que seja o seu top case, que inclui o teclado e trackpad junto. Porém, eu e o meu colega, estamos com dúvida desse diagnostico deles. Não temos como ter certeza... porem iria demorar mais 2 dias o diagnostico. nos temos outra maquina igual a sua em nossa assistência, podemos realizar a troca das peças para teste e se com o outro top case funcionar perfeitamente durante 2 dias, teremos a causa do problema. Agradeço a sua paciência e estamos realizando o processo o mais rápido possível, para lhe passar um diagnostico mais preciso."

Finalmente, dia 31/05, recebi outros dois e-mails informando:

"Peço desculpas por não ter entrado em contato com você ontem, realizamos os testes na sua máquina e foi identificado o problema com o top case, que seria o conjunto do teclado, bateria e trackpad, entramos em contato com a apple para ver uma possível exceção para você não precisar pagar, porem o meu suporte não deu essa exceção, aqui na assistência nos não conseguimos realizar o serviço sem custos, pois a sua maquina esta fora de garantia, você tem a opção de entrar em contato com o suporte da apple em São Paulo, que eles diferente do meu suporte, vão tratar diretamente com você, pois nós não temos como tirar o custo de peças. Mas caso você esteja interessado, o valor da peça é R$2.499."

"Seu MacBook apresenta problema de resposta do teclado. Este problema, no seu aparelho, se manifesta de forma intermitente, ou seja, não é sempre que se manifesta. Após reposicionar o cabo do teclado na placa lógica o problema se resolve, porém depois de um certo tempo o problema volta a ocorrer. Este cabo que reposicionamos é parte integrada do Top Case do macbook (peça da qual o teclado, trackpad, bateria e microfone são componentes integrados). Após testes com um Top Case compatível e em bom estado, pode-se concluir que esta peça necessita ser substituída para solução do problema de seu macbook."

Peço desculpas pelo relato longo, mas precisava do auxílio de vocês:

1) Alguém já teve algum problema parecido com o teclado/trackpad no seu Macbook?

2) Qual a opinião da comunidade quanto ao serviço prestado pela assistência técnica no meu caso e pelo suporte da apple?

OBS: encontrei um artigo na internet que, em tese, seria o problema ocorrido no meu Macbook. Segue link: http://blog.ihelpu.com.br/macbook-pro-teclado-e-trackpad-nao-funcionam-no-modelo-a1502/

Agradeço quem puder me auxiliar de alguma forma.

Obrigado,

[Editado pelo Moderador]

MacBook Pro 13", macOS 10.14

Publicado em 1/06/2019 15:03

Responder

Perguntas semelhantes

1 resposta

2/06/2019 06:12 em resposta a Felipecaldeira2

Adendo:

Pesquisando sobre o assunto, encontrei diversos casos semelhantes em que as pessoas relatam ser um problema de "fábrica" deste modelo e que, diferentemente do que a Apple afirma (necessidade de troca do Top Case que custa R$ 2.499,00 no Brasil), a simples troca do cabo "JANRI Touchpad Trackpad Ribbon Flex Cable Replacement for MacBook Pro 13 Retina A1502 Early 2015 821-00184-A" (link para compra do cabo: https://www.amazon.com/JANRI-Touchpad-Trackpad-Replacement-821-00184/dp/B071X2GNWV/ref=as_li_ss_tl?s=gift-cards&ie=UTF8&qid=1550611963&sr=8-2&keywords=MacBook+Pro+retina+touchpad+ribbon+cable&linkCode=sl1&tag=iamafixer07-20&linkId=65828999c124ca86cbdc55ea5a4f05a6&language=en_US) é o necessário para o teclado e trackpad voltarem a funcionar.

O que acham?

[Editado pelo Moderador]

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Trackpad e Teclado Integrado travados

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.