Mensagem de Acessório Incompatível para SmartKeyboard

Em 2016, fiz a aquisição de um iPad Pro (12,9 pol) completo, com capa Apple,

Smartkeyboard Apple e Apple Pencil. Até então um aparelho excepcional e de

grande qualidade. Sempre fui atenciosamente atendido pelas vendas Apple, tanto

que migrei toda minha “plataforma pessoal” para aparelhos Apple, desde o

celular até o computador pessoal. Quanto ao iPad Pro (12,9 pol), passeio a usar

correntemente em minha atividade laboral, sempre satisfeito com seu desempenho.

Até esta semana, quando me deparei com uma mensagem informando que o Smartkeyboard era incompatível

("Acessório Incompatível"). De pronto entrei em contato com o suporte

Apple que, após um número significativo de procedimentos-teste, me encaminhou

para um suporte autorizado em minha cidade.

Entre a indicação do suporte por

telefone e o agendamento do serviço na autorizada, pesquisei muito sobre o

problema que estava levando à mensagem "Acessório Incompatível". Percebi que sou apenas mais um

daqueles que têm sofrido o mesmo problema após 3 anos de uso do aparelho. Para

minha tristeza, os relatos não traziam as melhores informações. Somado à estas,

meu desânimo foi crescendo até que a constatação se deu pela empresa

especializada e autorizada Apple: eu deveria permutar o Smartkeyboard pagando a

quantia determinada pela política da Apple que, pelo que fui informado, chega a

receber desconto em relação ao preço original. Aqui caberia uma série de informações

e perguntas:

1)   O meu Smartkeyboard está em perfeito estado físico,

embora tenha 3 anos;

2)   Embora vencida a garantia, a mensagem de

incompatibilidade me parece caracterizar-se como um vício ou problema oculto, daqueles

que só se manifestam depois de certo tempo de uso, de difícil constatação pelo

consumidor, levando-se em conta, é claro, os fatores como o tempo de uso ou o

mau uso que venha antecipar o surgimento do problema;

3)   Considerando as informações obtidas em fóruns virtuais,

o problema foi evidenciado por muitos usuários, a exemplo do relato obtido:

“Smart Keyboard não está funcionando//Desde a última atualização do

sistema, o meu smart keyboard para Ipad Pro não está funcionando normalmente.

Ele simplesmente para de funcionar e há a necessidade de reiniciar o Ipad

novamente para ele voltar a funcionar. As vezes da certo, muitos vezes não dá. Em

algumas vezes o teclado na tela aparece (demonstrando que o ipad não percebe

que o teclado está conectado) em outras aparece a mensagem "Acessória

Incompatível. Este acessório não é compatível com este dispositivo".

Detalhe que eu tenho esse teclado desde setembro de 2017.(...)” [Publicado em

16/01/2019 13:42, https://communities.apple.com/pt/thread/250091613].

4)   Sendo, então, um vício ou problema oculto que,

quer tenha tido sua origem na atualização do sistema ou em problemas fabris, caberia

a substituição do ítem sem nenhuma cobrança?

5)   Percebo não se tratar de um problema vinculado

ao correto uso, mas sim o defeito que apenas se manifestou com o tempo de uso;

6)   Como usuário consumidor, particularmente, me

senti lesado.

iPad Pro, iOS 12

Publicado em 21/06/2019 14:58

Responder

Perguntas semelhantes

2 respostas

22/06/2019 03:40 em resposta a Acasimiro

Acasimiro, bom dia!

Seja bem vindo as Comunidades Apple!

Eu sinto muito pela sua insatisfação. Acho que posso esclarecer algumas coisas.

O teclado aparentemente foi utilizado por 3 anos, conforme você explicou. Quando um dispositivo dá algum tipo de problema com o tempo, não significa que seja vício oculto. Esta não é a definição correta pois ele funcionou. Aparentemente todas as funcionalidades dele responderam dentro desse período, sobretudo a compatibilidade.

Podemos analisar isso para qualquer produto. Com alguns anos de uso, algum problema apareceu, é simplesmente um problema e os reparos, exceto para casos onde existir um programa de qualidade específico identificado pela Apple, serão fora da cobertura da garantia.

Com 3 anos de uso você mencionou que se sente lesado. Quantos anos de uso você acredita ser um tempo justo de duração?

3, 5, 7 anos talvez? Eu também!

Mas isso independe da nossa expectativa, entende? Produtos de tecnologia estão sujeitos desgaste de utilização, ambiente e muitas outras questões de componentes e elétricas que não são visíveis.

O que recomendo é contatar o AppleCare no 0800 761 0880 e identificar se existe algum programa de qualidade sobre esse acessório.

Espero que te ajude!

Grande abraço

23/06/2019 11:16 em resposta a GearsOFfloor

Prezados,

Agradeço a resposta e, considerando os esclarecimentos feitos, gostaria de fazer alguns contrapontos pessoais, se assim me permitem.

1) O teclado Realmente foi utilizado por 3 anos, conforme expliquei. Entendo, sim, que quando um dispositivo dá algum tipo de problema com o tempo, não OBRIGATORIAMENTE este problema pode se caracterizar como vício oculto, podendo ser, tão somente, reflexo do uso contumaz, contínuo, de caráter isolado e peculiar ao uso do aparelho em questão. Cabe, aqui, no entanto o contraponto com base no relato de outros usuários, que tiveram o mesmo problema e fizeram relatos em comunidades de tecnologia, blogs e até mesmo youtube. Em uma busca superficial eu pude identificar diversos relatos similares, na maior parte das vezes associando a atualização do sistema ao aparecimento do problema. Perceba aqui que a caracterização do problema passou de um caso isolado para "alguns tantos" relatados... a pergunta que faço é: será que o problema se deve exclusivamente ao tempo de uso? o seu estranho aparecimento associado à atualização do sistema não leva à quaisquer indício de que seja realmente um vício oculto?

2) O fato do aparelho ter funcionado por algum tempo, e ele funcionou, e mesmo que todas as funcionalidades dele tenham respondido dentro desse período, que inclui a sua compatibilidade, não exclui o fato de haver um vício oculto. Lembrando que este pode estar vinculado ao aspecto construtivo do próprio dispositivo, algo que aparecerá inevitavelmente com o tempo. Como mencionei, não se trata de um caso isolado.

3) Com o fato acima, ilustro que à ação do acaso o problema oculto pode surgir antes ou até mesmo depois do vencimento da garantia. Não quero, portanto, forçar a ideia de que o meu caso, OBRIGATORIAMENTE, se enquadre aqui, mas é inevitável que se observe os outros casos similares. Seriam todos problemas isolados com a mesma característica?

4) Com alguns anos de uso, este problema apareceu. Em sua análise, seria simplesmente um problema, cabendo o contraponto de que seria apenas um problema isolado, não houvesse mais relatos similares. Estes relatos, contudo, merecem não só atenção da empresa como o reparo. Como mencionado, há programas de qualidade específicos identificados pela Apple, nestes programas não se enquadra o problema relatado, Não seria o caso da sua inclusão?

5) Com 3 anos de uso, mencionei que me sinto lesado. De fato! E aqui não caberia pensar em quantos anos de uso seria um tempo justo de duração, haja visto que, neste caso, no tempo justo deve ser pesado a forma de uso, os desgastes provocados pelo tempo nos ítens construtivos e, aqui, caberia um ponto-chave, se realmente 3 anos é um tempo adequado, por qual motivo a empresa não poderia informar que após este tempo "justo" em uso adequado o aparelho deve sofrer problemas... A sua colocação me fez atentar para uma dúvida: a empresa pensa no tempo justo ou adequado de uso sem que hajam problemas visíveis vinculados a este tempo? Todos compram o smartkeyboard pensando em substituí-lo em 3, 4 anos?

Por fim, entendo perfeitamente que os problemas independem da nossa expectativa, ao passo que agradeço as recomendações e a resposta anterior.

Atenciosamente

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Mensagem de Acessório Incompatível para SmartKeyboard

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.