Como reclamar à Apple uma avaria no iPhone 11
Boa tarde
O meu filho, vivendo nos EUA, comprou dois iPhone 11 nos Estados Unidos via site da Apple em 30 de novembro de 2021 para nos oferecer no Natal, tendo trazido os itens para Portugal em meados de dezembro sem os abrir.
Os dois iPhones foram abertos nos Natal de 2021, após o que iniciámos a sua utilização.
No início do mês de novembro de 2022, comecei a sentir alguns problemas com a utilização do meu iPhone: dificuldade em obter ligação com outros telefones depois de marcar o número (ficava mais de 30 segundos sem chamar) e dificuldade em enviar e receber SMS. A princípio desvalorizei as situações mas a gravidade das mesmas foi aumentando dia a dia, até comprometer a minha atividade profissional.
Durante algum tempo, não sabia o que fazer nem junto de que entidade até que, pesquisando, encontrei o Suporte Apple na web. A partir de 23 de dezembro, fui contactando regularmente o suporte via mail e telefone, fazendo diversos testes e alterações até que, em meados de março de 2023 se comprovou que o problema residia no equipamento e não no cartão GSM.
Depois fui a um centro técnico da Apple na loja do Coimbra Fórum, sob recomendação do suporte. Ali, verificaram que a placa de rede tinha um problema e precisava de ser substituída. Mais, não poderia ser substituída teria que adquirir um novo equipamento.
Perguntei se essa troca poderia ocorrer sob garantia do equipamento tendo recebido como resposta que a garantia nos EUA é só de 1 ano.
Entendo várias coisas: primeiro, os problemas no meu telemóvel começaram antes de decorrer um ano da data de compra nos EUA; segundo, o equipamento foi comprado nos EUA para ser trazido e utilizado em Portugal (o que aconteceu) pelo que deveria ter acesso à garantia de 2 anos; terceiro, gosto muito do meu iPhone e da Apple em geral.
Por tudo isto, gostava de saber como posso explicar tudo isto por escrito à Apple para a sensibilizar para esta situação e para conseguir que a reparação/substituição possa acontecer ao abrigo duma garantia a que eu deveria ter acesso.
Obrigado em antecipação
iPhone 11, 16