MacBook Pro - Superaquecimento e acionamento de ventoinha
Macbook pro 2019: Superaquecimento 100 graus e acionamento de ventoinha
Olá!
Aparentemente esse problema é incomum até pro Suporte Avançado da Apple.
Gostaria de saber se alguém já teve esse mesmo problema e se conseguiu solucionar, por favor, compartilhe aqui comigo!
Tenho um Macbook Pro 2019. Sempre funcionou bem.
Há mais ou menos 1 ano e meio, tenho utilizado ele para trabalhos na área de design (Pacote Adobe) e em Fevereiro de 2024 operando o Sonoma, começou a esquentar muito (há 100 graus) e acionar a ventoinha (7.100 RPM) todos os dias, por mais de 10 vezes ao dia.
Consegui acessar via terminal a temperatura do Macbook e a rotação da ventoinha. Numa média, o Macbook opera a 80 graus e subitamente sobe para quase 100 graus com acionamento da ventoinha há 7.100 RPM simultâneamente próximo das telcas YUI. Importante ressaltar que a temperatura externa do Macbook fica extremamente quente e é impossível segura-lo nas mãos sem me queimar.
O Macbook fica em superfície elevada (apoio tipo OCTO) que permite a ventilação total e inferior do aparelho.
Aqui listo as operações que já realizei.
- já resetei o SMC
- já zerei o mac e reinstalei o sistema diversas vezes (a última vez com o Suporte Avançado em camada)
- já troquei a placa lógica 2 no período de 2 meses em assistência autorizada
- já realizei limpeza física na assistência autorizada e troca da placa térmica
- já utilizei o Macbook em outro usuário do iCloud
- já recuperei os dados via Time Machine
- já recuperei os aquivos de maneira manual SEM OPERAR o Time Machine
- já foram realizados diversos testes na Assistência Técnica - tanto de software quanto de hardware - e nada foi detectado
- nunca derrubei o macbook no chão ou derramei líquidos nele
- sempre transporto ele em case adequada
- sempre uso ele em apoio de mesa elevado que permite a ventilação
Estou bem desanimada com a não-resolução do problema e aparentemente nem a Assistência Técnica autorizada, ou o Suporte Avançado da Apple estão conseguindo me auxiliar com o problema.
O problema persiste há quase 3 meses (iniciou em 29 de Fevereiro de 2024 - estamos entrando em Junho).
Alguma saída ?
[Título alterado pelo Moderador]
Mac Pro (2019)