Problema na qualidade da imagem do iPhone 16 Pro Max
Prezados,
Venho, por meio deste relato, expressar minha profunda insatisfação e descontentamento com a qualidade do produto adquirido e com todo o atendimento recebido até o momento.
Adquiri recentemente o último lançamento da Apple, o iPhone 16 Pro Max, e desde o início tenho enfrentado diversos problemas relacionados à qualidade de imagem do aparelho. A câmera frontal apresenta fotos borradas, escuras e completamente desfocadas. Ao perceber tais falhas, entrei em contato com o suporte técnico pelo número 0800, onde foi realizado um diagnóstico remoto. Fui orientada a comparecer à loja iPlace no Shopping Eldorado.
Na unidade, realizaram diversos testes comparativos, tiraram várias fotos, restauraram o aparelho para as configurações de fábrica, porém o problema persistiu. Após todas essas tentativas, foi constatado que seria necessária a troca da câmera frontal. No entanto, a loja informou que não havia a peça disponível, e fui orientada a me dirigir à Apple Store do Shopping Morumbi.
Compareci à Apple Morumbi na data agendada. Infelizmente, o atendimento foi insatisfatório: a atendente demonstrou total desatenção durante minha explicação, parecia apressada e sem o devido cuidado no atendimento. Após realizar uma comparação com outros aparelhos do mesmo modelo (iPhone 16 Pro Max), ficou evidente que a tela do meu dispositivo apresentava uma luminosidade visivelmente inferior, mesmo com as mesmas configurações de fábrica.
A atendente levantou a hipótese de que o problema poderia estar relacionado à tela, procedendo assim com a sua substituição. Contudo, mesmo após a troca, o problema da câmera permaneceu e a diferença na qualidade da tela continuou evidente. Agora, além de um aparelho com defeito, possuo um iPhone que já passou por intervenção técnica, o que desvaloriza o produto que, até então, era novo de fábrica.
Fui informada ainda de que, segundo a Apple, aparelhos do mesmo modelo podem ter fabricantes diferentes e que, por esse motivo, podem apresentar diferenças na qualidade de imagem. Considero essa justificativa inaceitável, visto que consumidores pagam o mesmo valor por um produto que deveria seguir o mesmo padrão de qualidade.
Diante da persistência do problema, fui informada que a câmera também precisaria ser substituída, porém, novamente, a peça não estava disponível na Apple Morumbi e eu teria que aguardar até 30 dias pelo retorno deles. Ou seja, meu aparelho passaria por mais uma intervenção, tendo duas peças trocadas (tela e câmera), e ainda assim continuaria com uma tela de qualidade inferior aos demais iPhones 16 Pro Max.
Posteriormente, entrei novamente em contato com o 0800, onde um atendente chamado Cristian abriu um novo protocolo. Após dois dias, ele me retornou, informando que o aparelho seria trocado por um novo. Compareci então à Apple Morumbi, conforme orientado, mas fui surpreendida ao ser informada de que naquele local não são realizadas trocas de aparelhos. Fui encaminhada para a assistência autorizada WECARE, no próprio Shopping Morumbi, onde, novamente, fui informada de que eles também não realizavam esse tipo de procedimento.
Retornei à Apple Morumbi e, ao ligar novamente para o 0800, fui informada que não havia nenhum registro de solicitação de troca do aparelho, apenas de uma nova análise técnica. Ressalto que o próprio atendente do caso, Cristian, havia me confirmado por telefone que a troca seria feita por um aparelho novo, lacrado, com o mesmo modelo, cor e capacidade.
Senti-me extremamente constrangida com essa situação, sendo desrespeitada e exposta a informações desencontradas e promessas não cumpridas. O segundo responsável pelo caso, Sr. Oséias, entrou em contato posteriormente, pedindo mais um prazo para analisar a situação. Após dois dias, ele confirmou que, de fato, o atendente Cristian me passou informações incorretas e que não deveria ter prometido a troca do aparelho. Informou que ainda está analisando o que será feito em relação ao meu caso.
Sinto-me completamente enganada, pois, a cada contato, recebo uma orientação diferente e nenhuma solução definitiva. O próprio Sr. Oséias chegou a mencionar que em um diagnóstico anterior o aparelho apresentava defeito, mas depois afirmou que esse laudo foi apagado do sistema, o que torna tudo ainda mais confuso e frustrante.
Diante de todo esse constrangimento e desgaste emocional, exijo uma solução concreta e definitiva para este caso. Ressalto que adquiri o aparelho mais recente da marca, esperando o padrão de qualidade que a Apple sempre prometeu aos seus consumidores, o que claramente não está sendo entregue.
Aguardo um posicionamento imediato e uma resolução justa para esse problema.
Atenciosamente,
Dayane
[Título alterado pelo Moderador]
Título Original: Segundo a Apple Morumbi o mesmo modelo de aparelho iPhone 16 pro max tem qualidade diferente para cada consumidor
iPhone 11, iOS 18